TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Português

Ensaios: ATPS De Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

A linguagem é considerada a primeira forma de socialização do ser humano ,mas na maioria das vezes, é realizada através de instruções verbais durante as atividades diárias.

Serve de veículo para a comunicação, ou seja, constitui um instrumento social usado em interações visando à comunicação. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes: o pragmático, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social, o fonológico envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras, o semântico respeitando as palavras e seu significado e o gramatical, compreendendo as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis. No entanto, os sistemas fonológico e gramatical, tem como base a linguagem, pode ser definida como um sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados de modo sistemático e orientados para armazenar e trocar informações. Ao longo de seu desenvolvimento a criança, em um sentido restrito, apreende como uma língua, que será sua língua materna, relaciona sequências de sons vocais que num sentido mais amplo, ela desenvolve as habilidades de expressão e de interação social por meio desta língua, constituindo-se como sujeito da fala. É a este complexo processo que se atribui o termo aquisição da linguagem.

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A FALA E A ESCRITA

Falar e escrever são formas diferentes de dizer e expressar significados construídos na linguagem e pela linguagem.

A língua é, acima de tudo, um fenômeno oral. Através do som se iniciou a comunicação humana. Nesse sentido, Halliday (1989) propõe que falar e escrever, enquanto formas diferentes de dizer e modos diferentes de se expressar em significados linguísticos, apresentam uma interface: a analogia entre fala e escrita sustentada por três princípios. Um deles é que a escrita não incorpora todos os potenciais de significação.Não escrevemos e lemos sempre do mesmo jeito. Estamos inseridos em um meio social que sofre alterações externas e internas.

Afinal, a língua falada é a língua que foi aprendida pelo falante em seu contato com a família e com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida. É o instrumento básico de sobrevivência que diferencia o homem dos animais.

A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal, sofisticada, planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal, coloquial e sem planejamento. Portanto a linguagem oral é viva e como tudo o que é vivo, sofre mudanças naturais durante os anos, já a gramática é praticamente estática, ou seja, dificilmente sofre alterações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com