TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aa Técnicas de Negociação

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................. 3

Etapa 1

Reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação .......................................... 4

Aspectos da negociação na vida pessoal ............................................................... 4

Etapa 2

O processo de negociação. A importância da comunicação na negociação. As variáveis básicas da negociação ............................................................................. 5

Técnicas de negociação – ATPS – Etapa 2 – Tabela 1 – Autor do Livro ................................................................................................................................ 6 Técnicas de negociação – ATPS – Etapa 2 – Tabela 2 – Caso Real ................................................................................................................................. 7

Etapa 3

As habilidades essenciais dos negociadores .......................................................... 8

Habilidades no processo de negociação ................................................................. 8

Teste, habilidades de negociador ........................................................................... 8

Como pedir aumento de salário (por Max Gehringer) ........................................... 10

Etapa 4

O Planejamento da negociação. Ética nas negociações ........................................11

Questões............................................................................................................... 12

Situações éticas e antiéticas vistas no filme .......................................................... 12

Versão final de consenso do grupo ........................................................................13

Conclusão ..............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Técnicas de negociação existem para ajudar a compreender a melhor forma de abordar utilizando a maneira mais adequada para cada tipo de negociador e em cada ocasião.

Existem diferentes características de negociação onde é importante conhecer a cada uma delas para que se possa utilizar da melhor forma, pois entenderá como deve-se comportar em diferentes situações e diferentes pessoas.

E para entender mais claramente podemos encontrar em nosso cotidiano alguns tipos diferentes de negociação onde participamos delas e com isso aprender e aprimorar nossa própria técnica.

Ainda podemos considerar as razoes das negociações sobre princípios éticos e que devido as intenções e princípios o que deve ser apresentado nas negociações deve ser a forma de abordagem com planejamento e preparo para as dificuldades do ato de negociar.

ETAPA 1

REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO

Negociar é o ato de interesse entre ambos os lados que precisam entrar em um acordo confiável e lucrativo sem perder a ética, conforme os conceitos de negociação abaixo:

"Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”. (Sparks, 1992 - Wikipédia)

"Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório”. (Hodgson, 1996 - Wikipédia)

"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido”. (MARIOTINI, Paulo Ricardo, 2010 - Wikipédia)

"Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”. (Scare e Martinelli, 2001 - Wikipédia)

ASPECTOS DA NEGOCIAÇÃO NA VIDA PESSOAL

Conforme questões respondidas do passo 2, chegamos a conclusão que negociação familiar ou com amigos íntimos existem suas vantagens e desvantagens, como por exemplo de vantagem foi a compra de um veiculo sem precisar fazer financiamentos de longo prazo com juros absurdos.

A situação na negociação entre pessoas próximas como família e amigos é intermediária, pois precisamos separar as intimidades na hora de uma negociação. Por outro lado sabemos que o familiar ou a pessoa íntima entende o motivo da negociação e também já temos a ideia de como é a situação financeira do adquirente. Já com um desconhecido teríamos que assumir uma postura mais determinada e atitude direta e ter segurança na situação financeira do adquirente cuidando para não ter prejuízos.

Na maioria das negociações familiares ambos os lados ganharam, mas precisamos ter paciência, cautela, ética e planejamento para ter uma negociação mais lucrativa e objetiva.

ETAPA 2

O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO. AS VARIÁVEIS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO.

1. Qual seria a melhor definição para o processo de negociação como sistema?

A melhor forma para definir um processo ideal de negociação seria quando o negociador reconhece seu perfil (segundo estilos básicos por Junqueira, L.A.C) e com isso se prepara anteriormente ao negócio à fazer após analisar o perfil da outra pessoa que estará presente na negociação. Assim agirá com mais tranquilidade e saberá apresentar suas propostas com mais segurança.

2. Explique o processo de comunicação em uma negociação:

A comunicação é o principio da negociação que se faz necessário entre as partes para que elas apresentem suas ideias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com