TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acomodados

Tese: Acomodados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

acomodados, professores desmotivados!

Uma triste realidade assola a educacao atual: a desmotivacao dos professores nas salas de aulas de escolas publicas e particulares. Engana-se quem pensa que a realidade existente entre esses dois espacos de ensino apresenta divergencias... muito pelo contrario! O que podemos notar (nos- educadores) eh a desmotivacao cada vez mais visivel dos professores, causada nao apenas pelos baixos salarios, pelo nao incentivo da propria sociedade e do sistema educacional, mas inclusive pela acomodacao dos alunos. Estes veem na escola, assim como no parquinho em frente de casa, no condominio, no shopping center, um espaco de recreacao e divertimento: lugar em que encontram os amigos, que colocam a conversa em dia, que paqueram. Outros procuram nesse espaco o conforto, a atencao e a ajuda psicologica que jah nao mais encontram em casa. Pais ausentes que ou superprotegem ou crucificam seus filhos estao produzindo uma massa de cidadaos incapazes de tomar decisoes por conta propria, de enfrentar desafios, de aceitarem um "nao".

Perdeu-se (em algum lugar no passado) a concepcao de que a Escola eh lugar de aprendizado, de troca de ideias, de conhecimento. Os alunos que encontramos hoje dentro da sala de aula sao pessoas acomodadas, sem ambicoes, que nao esperam nada do futuro porque nao conseguem vislumbrar um para si proprio. Pessoas que nao se interessam pela informacao, que nao leem jornal, revistas, que nao assistem jornal, que nao sabem o que estah acontecendo na casa ao lado!

Gripe suina? O que? Onde? Como?

Eh cada vez mais comum ouvir dos alunos a seguinte indagacao: "professora, por que a senhora nao dah uma aula mais dinamica, diferente?" Infelizmente a concepcao de tais alunos a respeito de "aula dinamica" e "diferente" nao tem nada a ver com uma aula que contenha varias informacoes e modos dos mais diversos de expressa-las, como brincadeiras, videos, musica, etc. Os alunos querem o minimo esforco intelectual aliado com o maior prazer fisico: querem brincar mas nao ter que pensar, se divertir mas sem produzir! Essa situacao acaba por gerar professores cada vez mais desmotivados, que estao cada vez menos "gastando"seu tempo fora da sala de aula no preparo de aulas verdadeiramente mais "dinamicas" e "diferentes".

Todo o professor vai concordar comigo que a aula "boa" eh consequencia do interesse do aluno. Afinal de contas, alunos acomodados fazem com que os professores se sintam desmotivados. Concordo que o professor tem que conquistar diariamente o aluno, mas tambem afirmo que, na mesma medida e intensidade, o aluno deve cativar o professor, por meio de seu interesse, das suas duvidas e questoes.

Nao sei se existe uma saida para o problema que enfrentamos! Mas sei que eh preciso abrir os olhos para a gravidade da situacao e tentar, na medida do possivel, reverter essa mania de estupidez a que nossos estudantes estao presos.

Postado por Ars Sant às terça-feira, maio 12, 2009

Um comentário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com