TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo Ortográfico

Trabalho Universitário: Acordo Ortográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Acordo Ortográfico

Desde 2009, está em vigor em vários países da CPLP o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO). O Portal da Língua Portuguesa contém os dois recursos oficiais para a aplicação do AO em Portugal, como determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro: o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince. Pode obter mais informação acerca da refoma no Guia do Acordo Ortográfico.

Vocabulário Ortográfico do Português

O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cujos resultados o Portal agora integra, é um recurso lexicográfico de grande dimensão já adaptado ao Acordo Ortográfico. (saber mais)

Devido a um erro humano numa atualização informática (migração de um servidor), um número reduzido de dados disponibilizados no Portal da Língua Portuguesa apresentou assistematicidades durante alguns dias. Pedimos desculpa pelo erro, já corrigido. 8 de outubro de 2013.

Lince - conversor para a nova ortografia

O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a nova grafia. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão.

Vocabulário Ortográfico do Português

Com o depósito legal, no dia 13 de maio de 2009, do Instrumento de Ratificação do Acordo do Segundo Protocolo Modificativo, entrou em vigor em Portugal o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (de agora em diante, AO), já adotado por outros países de língua oficial portuguesa. O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cuja primeira edição o Portal integra, é um instrumento de apoio à sua aplicação.

A primeira edição do VOP é composta por cerca de 210 000 entradas e tomou como base o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves. Progressivamente, o VOP irá integrando um extenso Vocabulário Onomástico e versões atualizadas do Dicionário de Gentílicos e Topónimos e do Dicionário de Estrangeirismos, visando descrever, sobretudo, a variedade europeia da nossa língua. Em futuras edições, espera-se alargar o âmbito da obra a informações de outra natureza.

Um vocabulário ortográfico é uma lista extensa de palavras com indicação da sua categoria morfossintática e das suas peculiaridades de flexão, quando existem. Sendo o VOP concebido para consulta através da Internet e como base para ferramentas informáticas, os utilizadores poderão nele encontrar a flexão de todas as palavras, além de um número elevado de relações funcionais, sob a forma de remissões entre entradas. A sua construção em suporte digital não só lhe permite conter todas estas informações, como o torna apto para o desenvolvimento de ferramentas informáticas de apoio à aplicação do AO, tais como o Lince, ou outras.

O VOP foi um projeto submetido ao Fundo da Língua Portuguesa, órgão que reúne seis ministérios (Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lhe preside, e Ministérios das Finanças, da Cultura, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e dos Assuntos Parlamentares) e que é gerido pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com