TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo ortográfico

Resenha: Acordo ortográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Acordo Ortográfico

Desde 2009, está em vigor em vários países da CPLP o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO). O Portal da Língua Portuguesa contém os dois recursos oficiais para a aplicação do AO em Portugal, como determinado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro: o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince. Pode obter mais informação acerca da refoma no Guia do Acordo Ortográfico.

Vocabulário Ortográfico do Português

O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), cujos resultados o Portal agora integra, é um recurso lexicográfico de grande dimensão já adaptado ao Acordo Ortográfico. (saber mais)

Devido a um erro humano numa atualização informática (migração de um servidor), um número reduzido de dados disponibilizados no Portal da Língua Portuguesa apresentou assistematicidades durante alguns dias. Pedimos desculpa pelo erro, já corrigido. 8 de outubro de 2013.

Lince - conversor para a nova ortografia

O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a nova grafia. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão. (saber mais)

Outros recursos

Dicionário de Gentílicos e Topónimos

Dicionário de Estrangeirismos

Dicionário de Nomes Deverbais

Vocabulário de Mudança

Acordos ortográficos e outra legislação

Jogos e Passatempos

Dicionário para Cruzadistas

Mestre de Palavras

Verificadores ortográficos

A equipa do Portal da Língua Portuguesa colaborou com outros grupos de trabalho e empresas na adaptação de verificadores ortográficos ao AO:

em colaboração com o grupo Natura da Universidade do Minho: OpenOffice / LibreOffice, Firefox e outros programas de código aberto;

em colaboração com a Microsoft: Office 2007 e 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com