TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad De Portugues

Exames: Ad De Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia

UERJ /CEDERJ

Avaliação à Distância 2014/1

LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL

Aluna: Mariana Soares Monteiro

Matrícula: 14212080425

Polo: Angra dos Reis

Com o advento do novo século se pode observar claramente o quão difícil tem sido civilizar os indivíduos da sociedade. Uma vez que associa- se a liberdade o direito de qualquer atitude, sendo elas conscientes ou não, sabe-se que estaremos sujeito a sofrer as consequências de tais atos.

Cada vez mais, em proporção absurdamente elevada, vemos casos de desrespeito às normas e regras de convivências estipuladas pelo governo. A falta de conhecimento seria motivo para infringi-las? Ou o excesso de liberdade proporcionado ao ser? Independente de qual seja a razão, podemos afirmar uma possível solução, é preciso internalizar a visão de educação como ponte construtora da liberdade consciente.

Em sua etimologia, educar significa eleva, conduzir a um patamar superior, e logo, libertar. Infelizmente, nem sempre a teoria se aproxima da prática. O sistema educacional brasileiro é um bom exemplo desse distanciamento. Infraestrutura decadente, baixa remuneração e currículo antiquado não combinam com o discurso do ministério da educação, tornando- o etéreo.

Vejamos que a educação além de contribuir profundamente e possibilitar o desenvolvimento do ser, é dona de funções diversas. Associada ao ato de liberdade, propicia a aquisição da criticidade, fator este que conduz o indivíduo a exercer ações positivas e que atendam as expectativas sociais e o faça refletir sobre seus atos ao invés de apenas executá-los.

Ao investimos no aumento da qualidade educacional, estaremos elevando o nível do pensar, e logo, favorecendo o coletivo, visto que ao conscientizarmos, teremos práticas favoráveis e próximas do almejado, para então, alcançarmos a convivência benéfica para o todo e melhorarmos a convivência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com