TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentaçao De Portugues

Trabalho Universitário: Apresentaçao De Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2012  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 2

O tema que vou falar é a “importancia do desporto no desenvolvimento dos jovens” , escolhi este tema porque acho importante que as pessoas tenham a minima noção do quanto é importante praticar exercicio fisico , especialmente na adolesçência . Como sabem , A actividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.

No entanto, o ritmo de vida actual faz com que a maioria das pessoas não tenha tempo suficiente para a prática de actividade física, além de que, com a evolução tecnológica existente, cada vez há menor necessidade de nos movi¬mentarmos, por vezes até mesmo para fazermos compras.

A pratica de exercicio fisico ensina valores essenciais de vida, incluindo a autoconfiança, o trabalho em equipa, a comunicação, a inclusão, a disciplina, o respeito e o fair-play. O desporto também oferece benefícios psicológicos tais como a redução da depressão e o aumento da concentração.

É uma atividade fundamental para uma vida longa e saudável. O desporto promove a saúde e o bem-estar, estendendo a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de acometimento de diversas doenças, tais como as doenças cardíacas.

A actividade física e desportiva assume particular importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, hoje ainda mais importante face ao problema do excesso de peso e da obesidade nas faixas etárias mais baixas.

Assume também importância na dimensão cívica: a actividade física e desportiva permite aos jovens a aprendizagem das regras da cooperação e da competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância de cumprimento de objectivos individuais e colectivos.

O exercício físico regular fornece aos jovens inúmeros benefícios (físicos, mentais e sociais) para a saúde, como :

• desenvolve a força dos músculos e da flexibilidade, no fortalecimento dos ossos e das articulações;

• desenvolve um sistema cardiovascular saudável ,ou seja, o coração e os pulmões;

• desenvolve a consciência neuromuscular , ou seja , coordenação e controle dos movimentos;

• mantem um peso corporal saudável.

• Os jogos de equipa promovem de forma positiva a integração social e facilita o desenvolvimento das capacidades sociais dos adolescentes.

A atividade física também tem sido associada com benefícios psicológicos nos jovens, melhorando o seu controle sobre sintomas de ansiedade e depressão ou ate mesmo a sua hiperactividade.

Da mesma forma, a participação na atividade física pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens, oferecendo oportunidades de autoexpressão, a construção de autoconfiança, interação e integração social. A atividade física nos jovens tambem facilita a adoção de outros comportamentos saudáveis (por exemplo, evitar o uso de álcool, tabaco e drogas) e demonstra um melhor desempenho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com