TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agramaticalidades

Trabalho Universitário: Agramaticalidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2013  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O DNA é um ácido nucleico que foi descoberto em meados do século XIX por Triedrich Miescher

Mas a sua importância foi descoberta pelo bacteriologista Frederick Griffith.

O DNA, suporte da informação genética, recorre em todos os seres vivos a um só "idioma". Através da mitose, as células originam células filhas idênticas à inicial. O crescimento dos organismos e a regeneração dos tecidos têm por base processos de mitose. A diferenciação torna as células especializadas nas funções que desempenham.

Desenvolvimento

As células são a base estrutural e funcional de qualquer ser vivo. Assim, ao utilizarem o seu programa genético produzem moléculas específicas as quais permitem o crescimento e a renovação celular.

As células como sistemas abertos elaboram trocas constantes de materiais e energia com o meio extracelular.Deste modo as células conseguem manter o seu metabolismo interno o qual garante a produção de energia e a síntese de macro moléculas fundamentais para o seu crescimento. Entre estas destacam-se as proteínas devido às funções que despenham a nível orgânico e a nível celular.

As proteínas são sintetizadas durante o processo da síntese proteica. Este processo, engloba várias fases e, as proteínas produzidas conferem a especificidade à célula, ao órgão ou a um organismo de determinada espécie.

As proteínas produzidas nas células são determinadas pelas informações específicas contidas no material genético de cada espécie.

É o núcleo das células eucarióticas que contém a maior parte da informação genética relativa às características hereditárias. Por sua vez, o citoplasma constitui o meio indispensável à realização dos fenómenos que tornam possível a manifestação dessas caracte

O DNA está localizado essencialmente no núcleo, fazendo parte da constituição dos cromossomas.

Ácidos Nucleicos

Replicação do DNA

O suporte químico da informação genética é o DNA. Cada célula pode transmitir integralmente essa informação genética às células--filhas, graças à replicação.

Até 1958, existiam três hipóteses para explicar a replicação do DNA:

Hipótese semiconservativa - cada molécula de DNA dá origem a duas moléculas constituídas por duas cadeias polinucleotídi-cas, uma molécula-mãe e outra recém-formada;

Hipótese conservativa - a partir de uma molécula-mãe de DNA, forma-se uma molécula de DNA nova, mantendo-se intacta a molécula-mãe;

Hipótese dispersiva - as moléculas de DNA são formadas a partir de alguns nucleótidos da molécula-mãe e de outros nucleótidos novos.

O DNA apresenta duas propriedades que lhe permitem desempenhar um papel importante no controlo celular: a capacidade de autoduplica-ção e a síntese de RNA. Com a divisão celular, os genes duplicam-se e cada célula-filha recebe um conjunto de genes igual ao que existia na célula-mãe. Ocorre, portanto, a duplicação de cada uma das moléculas de DNA.

O que são mutações?

Mutações são definidas como alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com