TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização Com Parlenda E Poesias

Casos: Alfabetização Com Parlenda E Poesias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  534 Visualizações

Alfabetização com parlendas e poesias

Em turmas de alfabetização, uma das principais prioridades é ensinar a ler e escrever convencionalmente e de modo relacionado ás práticas sociais. Nesse sentido o projeto “Alfabetização com parlendas e poemas” trabalhará essa prioridade de leitura e da escrita.

Serão selecionadas parlendas e poesias seguindo os parâmetros dessa modalidade em uma organização que contribuirá muito para que os alunos de alfabetização avance cada vez mais em direção á escrita alfabética.

Nesse sentido o projeto ”Alfabetizando com parlendas e poesias”, estará a serviço das situações didáticas, pois esse projeto terá a grande preocupação de proporcionar a análise e a reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever. Para refletir sobre a escrita, a criança precisa ser desafiada a tomar várias decisões: quais letra usar? Quantas? Em que ordem?

Assim serão proposto as crianças parlendas e poesias de fácil memorização onde os alunos podem apontar as letras e usá-las para apresentar determinados sons, pois a leitura de textos memorizados faz com que a criança identifique com mais facilidade o que está registrado e reflita.

Parlendas e poesias são textos infantis que lidam com toda uma ludicidade verbal sonora, que cativa, atrai e desperta na criança a imaginação e a criatividade. Serão trabalhadas as questões problematizadas levando a criança a reconhecer parlendas, poesias, despertando a consciência fonológica e o interesse pela leitura e escrita.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com