TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão I - O Trecho Abaixo, Fragmento De Poesia Do Dramaturgo Alemão Bertold Brecht, Permite-nos Pensar Sobre Um Conceito Basilar Do Pensamento Marxista. Identifique-o, Defina-o E Relacione-o Com O Texto Em Questão. "Há Homens Que Lutam Um Dia E S

Dissertações: Questão I - O Trecho Abaixo, Fragmento De Poesia Do Dramaturgo Alemão Bertold Brecht, Permite-nos Pensar Sobre Um Conceito Basilar Do Pensamento Marxista. Identifique-o, Defina-o E Relacione-o Com O Texto Em Questão. "Há Homens Que Lutam Um Dia E S. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  2.413 Visualizações

Questão II: Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas "Pobreza não é uma escolha do indivíduo nem uma condenação divina. É o resultado de forças sociais" (Herber Gans, in Revista Veja, 1/11/96). Combater a pobreza não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos de programas sociais. Toda pessoa tem habilidades e dons. Toda comunidade tem recursos e ativos. Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos." (Ruth Cardoso, in Fortalecimento da Sociedade Civil) Explique as afirmações acima com base na visão sociológica contemporânea acerca da questão da pobreza. Utilize na sua argumentação pelo menos um autor estudado durante as aulas.

R: O autor que mais fala sobre desigualdade social e pobreza é Karl Marx, a pobreza da-se pelo fato de uma classe (dominante) ter o controle e concentração do poder em suas mãos, essa classe por possuir o pode de capital, explora cada vez mais a classe proletária, pois esses capitalistas visam apenas ter cada vez mais poder aquisitivo.

QUESTÃO III: O movimento feminista começa sua ação junto às próprias mulheres, propondo-lhes uma outra visão de si mesmas, que supere os sentimentos de autodepreciação, que uma eventual recusa aos "papéis femininos" não deixa de acarretar (Paul Singer. O feminino e o feminismo). Em que sentido as questões levantadas pelo movimento feminista dizem respeito a outros movimentos de minorias sociais como o dos negros e dos gays?

R: Ambos os movimentos lutam por respeito e reinvindicam por direitos iguais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com