TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização da informação

Relatório de pesquisa: Alfabetização da informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A expressão information literacy apareceu pela primeira vez na literatura nos Estados Unidos na década 70 em relatório elaborado por Zurkowiski (apud CAMPELLO, 2003), submetido a Comission Libraries Information Science, sugeriu ao Governo Norte-Americano que se preocupasse com desenvolvimento da competência informacional na população, com o objetivo de potencializar a utilização da variedade de produtos informacionais disponíveis no mercado norte-americano, bem como promover a sua aplicação na solução de problemas cotidianos, principalmente, no trabalho (CAMPELLO, 2003).

Inicialmente usado como sinônimo de capacitação em tecnologia da informação no ambiente profissional e nas escolas secundárias, a Alfabetização Informacional não contava com programas educacionais estruturados. Dudziak (2001) menciona que foi a partir do relatório oficial da Comissão Nacional de Excelência em Educação intitulado “National at Risk the Imperative for Educational Reform datado de Report to the Nation and the Secretary”, que a ocorrência do processo é relacionado às escolas americanas. No entanto, ainda não se referem às bibliotecas e ao bibliotecário escolar e sua contribuição quanto à aprendizagem em informação junto à comunidade. Em conseqüência desse fato, a classe biblioteconômica americana reage a essa ausência e dispara um movimento discursivo envolvendo as conexões existentes entre os campos de Biblioteconomia e de Educação, destacando especialmente sobre as funções da biblioteca na escola.

Nos Estados Unidos, pode-se dizer que os anos 80 foram marcados pela publicação de dois documentos tidos como fundamentais para o desenvolvimento da área de Biblioteconomia. Um deles, intitulado “Revolution in the Library”, abordou a cooperação entre bibliotecários e administradores das universidades, e introduziu o conceito da educação enfatizando os processos de construção do conhecimento, busca e uso da informação, discorrendo sobre a biblioteca como elemento-chave do processo educacional. Por sua vez, o segundo documento preparado por um grupo de bibliotecários e educadores denominado “Presential Commite on Information Literacy”, ressaltou a importância da Alfabetização Informacional para os indivíduos, trabalhadores e cidadãos, defendendo a idéia de que a informação é a base da resolução de problemas e da tomada de decisão em qualquer espaço/tempo de nossas vidas. Este documento assinalou ainda que para ser competente em informação, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária e deve ter habilidades para localizá-la, avaliá-la e usá-la, ou seja, é aquela pessoa que aprendeu a aprender; sabe como aprender porque conhece os modos de organização do conhecimento e como encontrar a informação que deseja, sobretudo sabe usá-la e aprende a partir dela (DUDZIAK, 2001).

Nessa perspectiva, Doyle (apud DUDZIAK, 2003.) considerou-a como um conjunto integrado de habilidades, conhecimentos e valores ligados à busca, acesso, organização, uso da informação na resolução dos problemas. Partindo dessa premissa, juntou-se a outros autores para pensar o tema no cenário escolar e universitário, recomendando a ampliação do debate tanto em nível conceitual, como em nível de uma reflexividade coletiva (bibliotecários, professores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com