TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Textual

Dissertações: Analise Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

A aula 2, fala-se de coesão (junção) quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido. Há diferentes tipos de coesão, que são responsáveis pela chamada “tessitura do texto”.

Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor. Mas esse entrelaçamento não deve ser feito de qualquer jeito, pois um texto, para possibilitar o entendimento, deve ser claro. Essa qualidade está relacionada diretamente aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes.

Com base nas informações da aula 2, pesquise nos jornais atuais um exemplo de coesão. A resposta deve atender os seguintes critérios:

a) Ser atual (agosto de 2013);

b) Indicar a fonte de onde retirou o texto;

c) Destacar os termos que se relacionam e

d) Indicar o tipo de coesão que se estabeleceu.

EX: Professores da rede municipal do Rio de Janeiro vão continuar com a greve, iniciada na última quinta-feira (8). Neste momento, o grupo segue em passeata até o Palácio da Cidade, na Rua São Clemente,em Botafogo. (http://extra.globo.com/noticias/educacao/greve-na-rede-municipal-de-educacao-vai-continuar-14/08/13 13:52)

R: Coesão referencial lexical por hiperônimo

Procuram-se lixeiras. Às vésperas do início do programa LixoZero, que vai multar quem sujar as ruas, a Prefeitura do Rio parece não ter feito o dever de casa. Enquanto na Zona Sul há condições de descartar corretamente seus resíduos, no subúrbio e no Centro, pedestres penam para colaborar com a limpeza urbana.Na falta das ‘laranjinhas’, os sem-lixeira dão o seu jeitinho, substituindo-as até por caixas de papelão.

A primeira etapa do programa — que terá equipes com um guarda municipal, um fiscal da Comlurb e um PM—será no Centro e começa amanhã. Em seguida, chegará à Zona Sul, à Tijuca, ao Méier, a Madureira e a Campo Grande.O DIA constatou a falta de lixeiras no roteiro do Lixo Zero e fora dele. Também comprovou que em bairros como Ipanema e Leblon, na Zona Sul, elas são de fácil alcance, mas para coco, por exemplo, são inadequadas.

(Jornal O Dia – 19/08/2013 – Matéria: “Cobrança e multa, sem oferecer infraestrutura” – Paloma Savedra)

R. No trecho temos:

Coesão referencial lexical por hiperônimos: lixeiras = laranjinhas / pedestres = sem-lixeira.

Coesão referencial lexical gramatical: lixeiras = elas / Enquanto / mas

Coesão sequencial temporal: A primeira etapa >>> Em seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com