TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Textual

Artigo: Analise Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de serem nomes parecidos língua e linguagem apresentam diferenças pontuais. A linguagem é a capacidade mental que o ser humano tem de exercer a comunicação; enquanto a língua se apresenta como um código social, é um conjunto de palavras com combinações infinitas usadas por um povo/nação, a língua tem suas próprias regras as quais podemos chamar de gramática.

Temos dentro da língua as funções da linguagem que são usadas para dar ênfase de acordo com a intenção da pessoa que está produzindo alguma mensagem.

Toda vez que apresentamos uma ideia completa estamos construindo um texto, não importando a quantidade de palavras nele contidas, contanto que a coesão e a coerência sejam respeitadas. A coesão se da por conexões corretamente empregadas que servem para dar sentido a mensagem, formando assim um texto coerente, em que o assunto abordado se mantém intacto.

Uma ferramenta muito utilizada na construção da coerência são as coesões referenciais, pois elas evitam que haja repetições desnecessárias no texto, mas não é só por ter elos coesivos que podemos afirmar que sempre vai ocorrer a coerência.

Existe um fenômeno muito fácil identificado na língua que é a variação linguística, por exemplo: se você colocar uma pessoa do Rio de Janeiro para conversar com uma pessoa do Ceará irá notar que temos uma diferença na maneira de falar e ate em algumas palavras usadas, isso acontece por que mesmo falando a mesma língua, cada região tem seu modo de falar, essa é a chamada variação linguística.

A textualidade ocorre quando um texto é construído de forma correta e o interlocutor baseado em conhecimentos prévios compreende a mensagem que lhe foi passada, ainda temos o hipertexto muito utilizado nos dias de hoje e que exige a participação do leitor no processo da aquisição de conhecimento, pois não faz uso apenas de palavras, mas também de sons, figuras, links; usa uma forma não linear da escrita/leitura.

Vimos na aula 3 repetidas vezes sendo abordado o conceito da "uniformidade na adversidade" que nos diz que apesar de existirem variações, há sempre uma estrutura básica que não se modifica, isso mostra o importante papel das relações sintático-semânticas em que as articulações sintáticas funcionam como junção para estabelecer um sentido adequado (semântica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com