TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Textual

Ensaios: Analise Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

... Se a linguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua?

Tente responder à seguinte questão: por que uma criança de família chinesa, que nasce na França, por exemplo, fala francês e também chinês?

Aqui chegamos a um ponto essencial: a língua é uma construção social e corresponde à cultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação.

No caso das crianças chinesas, ela fala as duas línguas porque tem contato com as duas culturas. Em casa, por exemplo, a criança fala chinês com os familiares, já na rua e nos demais meios sociais, principalmente na escola, ela fala o idioma francês.

Linguagem, língua... mas e na prática?

A atividade de comunicação que fazemos todos os dias, aparentemente sem muito esforço, não é tão simples assim. Antes da fala sair de sua boca, você pensa, elabora o que quer comunicar, depois procura palavras e construções adequadas na língua para que essa fala possa ser entendida pelos outros.

A linguagem é uma capacidade humana e a língua uma espécie de “contrato” entre as pessoas em uma sociedade e é por ser uma capacidade humana que os analfabetos conseguem se comunicar, mesmo sem saber ler e escrever.

Isso quer dizer que, para haver comunicação, basta o indivíduo “acionar” a capacidade mental (linguagem) e articular o código social (língua).

Dissemos que a linguagem está relacionada à interpretação do mundo, à nossa capacidade de atribuir significado às coisas, à natureza, aos anseios, certo?

Ela representa, portanto, qualquer forma de comunicação, daí temos a linguagem dos sinais como as das placas de trânsito, indicação de gênero nas portas dos banheiros, a linguagem das cores, a linguagem do corpo, dentre outras. Essa linguagem é chamada de não verbal.

Síntese da Aula

Nesta aula, você:

Verificou que as situações comunicativas são enquadradas na formalidade ou na informalidade e que precisamos adquirir a linguagem mais elaborada, chamada por muitos de "norma culta", para empregarmos em situações que exijam um tipo mais formal de comportamento e de linguagem;

Avaliou os conceitos de língua, linguagem e contextos de uso.

Proxima Aula

Na próxima aula, você estudará sobre o seguinte assunto:

A variação da linguagem de acordo com os contextos;

A textualidade a partir dos conceitos coesão, coerência e hipertexto.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »