TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angola-um País Lusófono

Casos: Angola-um País Lusófono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Angola

A bandeira nacional de Angola divide-se horizontalmente numa metade superior vermelha e na outra parte inferior negra. O vermelho simboliza o sangue derramado pelos Angolanos durante as lutas pela independência, enquanto que o negro simboliza o continente Africano, cruzados no centro uma roda dentada, que simboliza a indústria, e uma catana, que simboliza o campo, em cima uma estrela cujo conjunto simboliza os trabalhadores.

A historia de Angola encontra-se documentada do ponto de vista arqueológico desde o Paleolítico. Estes pais da África Austral foi uma colônia portuguesa até 11 de novembro de 1975, quando acedeu a independência na sequencia deu-se uma guerra de libertação.

Ela está situada na costa atlântica sul da África ocidental entre a Namíbia e a republica do Congo e a Zâmbia, ao oriente.

Em Angola a língua oficial falada e o Português, mas tem também uma segunda língua, falada por cerca de uma quarta parte da população, e o Kimbundu (ou quimbundo).

Apesar se se localizar numa zona tropical, tem um clima que não e caracterizado para essa região, devido à confluência de três fatores.

O clima de Angola e caracterizado por duas estações; as das chuvas, de outubro a abril, e a seca, conhecida por cacimbo, de maio a agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas.

O meio ambiente tem perigos naturais, como, chuvas locais fortes, que causam inundações periódicas no planalto, e tem problemas atuais, excessivo uso de pastagens e consequente erosão dos solos atribuível a pressões populacionais.

Sua população estima-se em 18.056.072 habitantes em 2012, ela e composta por 37% de ovimbundos (língua umbundu), 25% de Ambundos (língua kimbundu), 13% de bakongos e 32% de outros grupos étnicos (os cokwes, os ovambos, os mbundas, etc.)2% de mestiços (mistura de europeu e africano.), 1,4% de Chineses e 1% de Europeus.

A saúde de Angola e um dos maiores problemas sociais, e também tem o abastecimento de agua que e precário, a pobreza e o desemprego, etc.

Uma característica cada vez mais saliente da economia angolana e a de uma parte substancial dos investimentos privados, tornando possível graças a uma acumulação exorbitante na mão de uma pequena parte da sociedade, e canalizada para fora do país.

Os benefícios do crescimento econômico de Angola chegam de maneira desigual à população.

Em Angola, a lei de ensino e compulsório e gratuito até os oito anos de idade. Os alunos são responsáveis por pagar despesas adicionais relacionadas com a escola, incluindo livros e alimentação.

A taxa de alfabetização e muito baixa com 67,4% da população acima dos 15 anos que sabem ler e escrever português.

Em 2011 apenas 82,9% dos homens e 54,2% das mulheres estavam alfabetizados.

As danças, as festas e a miss universo fazem parte de sua cultura, a presença constante de dança no seu cotidiano e produto de um contexto cultural apelativo para a interiorização de estruturas rítmicas desde cedo.

Algumas festas típicas de Angola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com