TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Conto Substância

Dissertações: Análise Do Conto Substância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE LETRAS

Disciplina: Teoria da Literatura II Período: 2011.1

Professor: Hélder

Equipe: Alexsandra de Souza Soares

Lucilene Fernandes Teixeira

Walter Amaro dos S. Junior

"Quando escrevo, repito o que já vivi antes.

E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente.

Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo

vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser

um crocodilo porque amo os grandes rios,

pois são profundos como a alma de um homem.

Na superfície são muito vivazes e claros,

mas nas profundezas são tranqüilos e escuros

como o sofrimento dos homens."

Roteiro do Seminário

Conto: “Substância”, de Guimarães Rosa

Resumo do enredo:

O conto narra a história de amor entre Sionésio e Maria Exita, ele homem de posses, rico herdeiro, muito ligado ao trabalho e materialista, ela abandonada ainda menina, “feia e desengonçada”. Foi acolhida na fazenda de Sionésio por intermédio da velha Nhatiaga peneireira que compadeceu-se dela. Sua herança, era um histórico familiar cheio de desgraças, a mãe leviana fora embora de casa, seus irmãos eram criminosos e seu pai tido como “razoável bom-homem” acometido por lepra também teve que partir. Lhe acolheram , mas deram-na “porém ingrato serviço, de todos o pior: o de quebrar, à mão o polvilho nas lajes”. A fazenda tirava sua subsistência do plantio da mandioca “(...) Plantava a vasta os alqueires de mandioca, que ali, aliás, outro cultivo não vingava; chamava e pagava os braços; espantava, no dia-a-dia, o povo. Nem por nada teria adiantado atenção a uma criaturinha, a qual.(...)”. Com tanto trabalho Sionésio não havia percebido o quanto cresceu Maria Exita tornando-se uma bela moça, por quem acaba se apaixonando, surpreendentemente. Tornara-se aos seus olhos deslumbrante, e com uma luminosidade própria que era comparada com a brancura do polvilho. Teve medo de confessar seu amor, hesitava por ter conhecimento de sua história, contudo, seu amor se mostra maior que seus conflitos e preconceitos, Sionésio vence todos os receios e pede-a em casamento.

“...Ele lhe perguntou: - “Você tem vontade de confirmar o rumo de sua vida?” -falando-lhe de muito coração. - “só se for já...”e, com resposta, ela riu clara e quentemente... “Você, Maria, quererá, a gente, nós dois, nunca precisar de separar? Você, comigo vem e vai?”Disse e viu. O polvilho coisa sem fim. Ela tinha respondido: “Vou demais.” Desatou um sorriso.”(ROSA,499).

Foco narrativo:

O conto é narrado em terceira pessoa, o narrador é onisciente, pois demonstra total conhecimento dos fatos da história.

“(...) Pares se casavam, arrumavam-se festas; numa, ali, a notara: ela, flor. Não lembrava a menina, feiosinha, magra, historiada de desgraças, trazida, havia muito, para servir na fazenda”. (ROSA, p. 495)

“Por que, contra a menos feliz, a sorte sarapintara de preto portais e portas: a mãe, leviana, desaparecida de casa; um irmão perveso, na cadeia, por atos de morte; o outro, igual feroz, foragido, ao acaso de nenhuma parte; o pai, razoável bom-homem, delatado de lepra, e prosseguido, decerto para sempre, para um lazarento”. (ROSA, p.495)

Linguagem:

Linguagem: rica, cheia de regionalismos, metáforas, paradoxos, da arte de inventar e reinventar palavras com os neologismos que marcam o conto, que, segundo análises já estabelecidas, fazem parte do estilo de Guimarães Rosa.

Faz uso de metonímias para simbolizar a brancura, pureza e simplicidade de Maria Exita. Há no conto, ainda, o emprego de onomatopéias e aliterações. Recorrência de adjetivos

Notação fonética: Sionésio (Senhor Onésio) Maria Exita (Maria = pureza, virgem; Nhatiaga( senhora Tiaga, Nhá= remete ao interior, linguagem rural.

Recorrência de adjetivos: “Sua preciosa formosura, traiçoeira.” (ROSA, p.499)

Exemplos de neologismos: "Coraçãomente, pensamor”; “ o boquinãoabrir”

Personagens:

Protagonistas:

Sionésio possui características de um homem focado no trabalho, tendo-o como motivação para seguir a vida. Orgulha-se de seu plantio e de ser digno.

“(...) herdando-a (a fazenda) de repente, Seo Nésio, até então rapaz dado de madraças visagens, avançara-se com decisão de açoite a desmedir-lhe o fabrico. Plantava à vasta os alqueires de mandioca (...); chamava e pagava braços..."(ROSA, p. 495)

Aspectos psicológicos: o conflito interior que passava em relação ao sentimento que tinha por Maria Exita.

“Mas, de repente, ele se estremeceu daquelas ouvidas palavras. De um susto vindo de fundo: e a dúvida. Seria ela igual à mãe? -surpreende-se mais. Se a beleza dela- a frútice, da pele, tão fresca,viçosa-só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com