TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Livro Til - José De Alencar

Exames: Análise Do Livro Til - José De Alencar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  3.965 Visualizações

Página 1 de 4

Análise da obra Til, de José de Alencar

• INTRODUÇÃO

Til foi uma obra publicada entre 1871 e 1872 no folhetim do jornal “A Republicada”, em que os capítulos são curtos e terminam num momento de clímax. Além disso, há na obra um forte suspense e soturno, repleta de aventuras e momentos de tensão.

Til é o apelido da personagem principal, a Berta, que é uma representação da heroína romântica, pela sua beleza, compaixão e outras virtudes.

• QUEM FOI JOSÉ DE ALENCAR?

José de Alencar (1829-1877) foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, onde alcançou enorme sucesso. Foi considerado um escritor rebelde e um percursor da revolução modernista de 1922. Sua maior preocupação era de criar um estilo brasileiro sem depender das influências de fora, ter um estilo exuberante, pessoal e longe de modismo.

O regionalismo presente em suas obras e abriu caminhos para outros sertanistas, preocupados em mostrar o Brasil rural. Criou uma literatura nacionalista onde se evidencia uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Suas obras são repletas de usos e costumes observados pessoalmente por ele, com o intuito de, cada vez mais, abrasileirar seus textos.

• A OBRA

Publicado em 1872, José de Alencar mostra neste romance, escrito em sua fase regionalista, o cotidiano, costumes e linguagens rurais numa fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos.

• CLASSIFICAÇÃO LITERÁRIA

O livro Til é um romance regionalista da escola literária do romantismo, pois o autor descreve algumas questões sociais da região citada, como a diferença entre escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras, costumes locais e um linguajar típico de uma população rural. Além disso, há a idealização da natureza e da pátria, caracterizando o Romantismo.

• FOCO NARRATIVO

A narração é predominantemente em terceira pessoa e o narrador é onisciente, ele conhece todos os pensamentos e planos das personagens. “(...) Brás sentia e pensava unicamente pela alma dela (...)”.

• TEMPO

O livro é dividido em dois planos, um é a história contada, que é o plano principal, onde as personagens são apresentadas, e o outro é o passado das personagens e revelações sobre a trama. O autor utiliza uma maneira que não necessite de seguir uma cronologia, facilitando a leitura.

• ESPAÇO

Parte da trama de Til se passa em uma fazenda situada na cidade que hoje se chama Americana, a Fazenda de Palmas. Também ocorre na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, próxima a Campinas, no estado de São Paulo e cita cidades como Itu e Vila de Piracicaba. A floresta a beira da estrada, o Bacorinho e a Ave-Maria são lugares criados pelo autor.

• PERSONAGENS

Berta/Til/Inhá: É a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila, Besita. Foi criada por Nhá Tudinha. É uma adolescente bonita, graciosa e espontânea, atraindo para si o amor e carinho de todos. É chamada de Inhá por Miguel e de Til por Brás.

Miguel: Filho de Nhá Tudinha, inicialmente apaixonado por Inhá, e depois se apaixona por Linda, mas como é pobre, decide estudar para ascender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com