TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Soneto De Fidelidade

Dissertações: Análise Do Soneto De Fidelidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  2.422 Visualizações

Página 1 de 2

O Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes, é muito encantador, apaixonante. O poema é de uma intensidade enorme, só quem já amou ou ama, sabe de fato interpretá-lo e entendê-lo. De início, podemos observar claramente que o título do poema é bastante sugestivo, pois, apresenta a forma poemática “soneto” e o tema “fidelidade”. O interlocutor é o próprio “eu”, porque a impressão que se tem é a de que o soneto é dito, como se fosse uma promessa de alguém para si mesmo.

Podemos observar nitidamente, que o eu lírico afirma que terá, com seu amor, tanta atenção que seu pensamento ficará mais fascinado por ele do que por outro ser, por mais beleza que este apresente. Sempre há a reiteração do desejo de amar, acrescentando que este sentimento deve ser

vivido intensamente em todos os instantes. O eu lírico sempre jura fidelidade e tem consciência que tanto a vida, quanto o amor são passageiros. Em alguns momentos ele parece querer fundir duas ideias, ou seja, falar do amor, partindo de suas próprias experiências pessoais no terreno amoroso; esse amor dura apenas o breve instante do calor de uma chama: “Que não seja imortal, posto que é chama”.

Enfim, a chave de ouro do Soneto de Fidelidade, é apresentado pelo verso: “Infinito enquanto dure”, ou seja, ser eterno enquanto durar e durar para sempre, porque não há dúvidas desse amor, não há razão para não ver e acreditar no eterno. Se for pra durar, que seja para sempre, se for para passar que dure o tempo que a mentira conseguir imitar a felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com