TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação De Tipos E gêneros Textuais

Trabalho Escolar: Apresentação De Tipos E gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

Gêneros e tipos textuais: características e especificidades.

A LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO

APRESENTAÇÃO ORAL AVALIATIVA

Nomes: Bruna Moraes, Juliana Reginato e Maria Helena Silvestrin

GÊNEROS TEXTUAIS

É sabido que não é de hoje que o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os seus semelhantes. Esta inter-relação entre povos e culturas faz-se necessária partindo do pressuposto de que o homem é um ser social, por isso, foram surgindo, desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VII a. C., diversas práticas comunicativas, que foram denominadas, ao longo do tempo pelos estudiosos do ramo, de gêneros textuais.

O acesso a diferentes gêneros textuais é de suma importância para criarmos uma “bagagem” textual e, com isso, sabermos escolher cada um deles em dado contexto

Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese científica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados

São incontáveis os gêneros textuais, e o tempo todo escolhemos diversos deles para diversas práticas sociais, seguindo sempre a necessidade temática, a relação entre os interlocutores e a vontade enunciativa.

Agrupamento de Gêneros:

Gêneros Prescritivos: Esclarecem procedimentos a serem seguidos. São gêneros que remetem à vida real, regulando o comportamento das pessoas

EXEMPLOS: A bula oferece informações sobre o uso dos remédios;

O contrato e o regulamento apontam condutas a serem cumpridas por pessoas que efetuam negociações e ou requentam o mesmo espaço.

Gêneros Ficcionais: Revelam narrativas imaginárias criadas por um autor, envolvendo personagens igualmente fictícias. Por serem verossímeis, dão a impressão de serem verdadeiras, mas não passam de ficção.

EXEMPLOS: A Peça teatral, o conto e o romance.

Gêneros Expositivos: Preocupam - se com a construção, precisa de saberes. Transmitem conhecimentos.

EXEMPLOS: As aulas, os resumos, os seminários, as palestras, os relatórios e os verbetes de dicionários.

Gêneros com finalidade de relatar: Tem como finalidade a documentação e o registro de fatos reais. Eles possibilitam a memorização e o registro das ações humanas.

EXEMPLOS: A notícia, o diário, o depoimento pessoas, o relato de viagem e até mesmo o curriculum vittae.

Gêneros Argumentativos: Compõem um agrupamento marcado pela discussão de questões controversas, que envolvem opiniões divergentes sobre determinado tema.

EXEMPLOS: O editorial, a resenha, a carta de reclamação, o debate oral, o discurso de acusação ou defesa (no universo jurídico)

Hoje, com a “cultura eletrônica”, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral ou escrita) como o bate-papo on-line (MSN), blog, twitter (micro blog), Orkut, Facebook, mensagens SMS (celular) etc.

TIPOS TEXTUAIS

Muitas pessoas fazem confusão em diferenciar gêneros textuais de tipos textuais. O que nós já sabemos é que os primeiros são incontáveis e que são práticas sociocomunicativas. E quanto aos tipos textuais? O que sabemos? Na escola, durante o Ensino Médio, por exemplo, aprendemos que são três os tipos textuais: narração, descrição e dissertação (argumentação). Podemos incluir nesse rol tipológico, outros dois tipos textuais: injunção e exposição. Os tipos textuais são caracterizados pelas suas estruturas formais. O que é relevante dizer que é levado em conta os aspectos lexicais, os gramaticais, os tempos verbais, uso de advérbios e outros elementos que nos permitem reconhecer a que sequência tipológica pertence à produção textual.

NARRAÇÃO: Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado:

onde ?

|

Quando? - FATO - com quem?

|

como?

A representação acima quer dizer que, todas as vezes que uma história é contada (é NARRADA), o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o episódio, o texto narrativo é um conjunto de ações; assim sendo, maioria dos VERBOS que compõem esse tipo de texto são os VERBOS DE AÇÃO.

É predominantemente figurativo - Isto é - usa predominantemente termos concretos.

É dinâmico - Tem relações de anterioridade e de posterioridade.

Segue ordem cronológica - Ordem do relógio. Narrando os fatos desde o início até o final.

Pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. Em primeira pessoa o narrador participa dos fatos. Em terceira pessoa o narrador não participa dos fatos.

Os tempos verbais mais utilizados são: Presente, Imperfeito e Futuro.

DESCRIÇÃO: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.

Os verbos mais adequados a usar nos textos descritivos são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com