TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos Textuais

Casos: Tipos Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 6

TIPOS TEXTUAIS – O que são e suas variações:

Muitas pessoas fazem confusão em diferenciar gêneros textuais de tipos textuais. O que nós já sabemos é que os primeiros são incontáveis e que são práticas sócias comunicativas. E quanto aos tipos textuais? O que sabemos? Na escola, durante o Ensino Médio, por exemplo, aprendemos que são três os tipos textuais: narração, descrição e dissertação (argumentação). Podemos incluir nesse rol tipológicos outros dois tipos textuais: injunção e exposição. Os tipos textuais são caracterizados pelas suas estruturas formais. O que é relevante dizer que são levados em conta os aspectos lexicais, gramaticais, os tempos verbais, uso de advérbios e outros elementos que nos permitem reconhecer a que sequência tipológica pertence à produção textual. Para melhor compreensão, Marcuschi (2002) faz uma distinção entre gênero textual e tipo textual da seguinte forma:

Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócias comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais ,ata, fabula, comédia parábola, mito, romance, piada.

Basicamente existem três tipos de texto:

Texto descritivo;

Texto narrativo;

Texto Dissertativo-Argumentativo:

1-DESCRIÇÃO

Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. Onde o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo, Procura caracterizar uma situação, um personagem, uma época. Geralmente, vem dentro dos textos narrativos ou argumentativos.

O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos linguísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

Temos ainda dois tipos de descrição, a denotativa, quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário, e conotativa, onde as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência.

INTRODUÇÃO:

Apresentar o objeto, a personagem ou o espaço a descrever.

DESENVOLVIMENTO

Apresentar as características, organizando-as e estabelecendo comparações, utilizando metáforas, adjetivação, etc.

Usar verbos de estado, preferencialmente: apresentar, usar, ostentar, suportar, mostrar, ter, ficar, estar, evidenciar (evitar repetir o verbo ser); Utilizar o presente ou o imperfeito (se se integrar numa narrativa no passado); Estabelecer relações de perspectiva (ao longe/ao perto, à direita/à esquerda, em cima/em baixo, na vertical/na horizontal, aqui/ali, ao fundo, na diagonal);Estabelecer relações com o resto do texto, no caso de ser uma descrição integrada numa narrativa.

CONCLUSÃO:

Referir possíveis sentimentos, ou emoções, ou lembranças que o tipo de pessoa descrita, ou o objeto ou o espaço, provocam no emissor; Referir possíveis comentários suscitados pela descrição.

Verificar se:

-Todos os elementos constantes do plano inicial foram colocados; Os elementos da descrição fazem sentido;O texto está bem organizado (quando integrado numa narrativa, se ocupa o lugar mais adequado);Os conectores são os mais adequados; A pontuação é adequada.

2 – Narrativo: Narrar é contar, relatar fatos e acontecimentos reais (algumas notícias de jornal) ou imaginários (obras literárias), situados no tempo. Consistem na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos. Os verbos são predominantes num texto narrativo.

O texto narrativo tem três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão: - Introdução: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. - Desenvolvimento: Através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax. - Conclusão: Existem várias maneiras de se concluir uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. O que se pede: Imaginação para compor urna história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com