TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Pegadas de Carbono

Por:   •  7/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Pegadas de carbono é o método utilizado para calcular o impacto do homem na natureza. O termo foi criado por william Rees e Mathis wackernagel. Esses impactos são os problemas relacionados a emissão de gases na atmosfera, que acaba contribuindo para o aquecimento global, e como exemplo disto temos o dióxido de carbono(Co2). A emissão desses gases é consequencias de nossas tarefas do dia a dia ou de desmatamento, processos industriais entre outros.

Calculando nosso índice de gases emitidos através da pegada de carbono, é possivel afirmar que em média cada pessoa emite 4 toneladas de gás carbônico anualmente, mas esse número pode variar de acordo com seu custo enérgico mensal, quantidade de lixo produzido, tipo de hábito alimentar entre outros fatores.

Pesquisas feitas mostram que SP é a 63° cidade com a maior pegada de carbono entre as 100 cidades com maior índice, no qual o Seul na Coréia do Sul fica em primeiro lugar. O problema fica vez maior pois hoje em dia a pegada de carbono representa mais de 50% da pegada ecológica (impactos da demanda mundial por bens de consumo), sendo o fator que mais cresce desde a década de 1970 e só tem a crescer cada vez mais, pois cada vez mais exigimos da nossa biodiversidade.

Diminuindo nossas pegadas de carbono é possivel ao menos minimizar o impacto (negativo) ambiental que causamos. E poderiamos fazer isso mudando algins de nossos habitos, como, andar mais a pé, de bike ou de transporte público ao invés de carros; consumir produtos de procedência conhecida e que seja confiável de que seja mais sustentável; economizar em recursos energéticos (água, luz, gás) nas nossas próprias casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com