TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av3 Analise Textual

Pesquisas Acadêmicas: Av3 Analise Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 10

*Identifique, em qual das alternativas abaixo, a segunda frase não respeita o princípio da coesão e da coerência:

Suas pretensões são descabidas. Não posso atendê-lo. Não posso atendê-lo, embora suas pretensões sejam descabidas.

"Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços. Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.

Qual a tipologia que orienta o texto?

Dissertação

*Analise atentamente o emprego da palavra isso no texto abaixo. "Na era da internet, todos temos grande facilidade de veicular nossas opiniões sobre tudo. Mas isso não é necessariamente bom. Expressa sem ponderação nem responsabilidade, a opinião ligeira municia a violência simbólica, o preconceito, a intolerância." Sobre esse emprego, é correto afirmar:

Trata-se de um caso de coesão referencial gramatical.

*"Vaquinha leva atleta a NY: Obrigada!"A manchete acima foi veiculada em um jornal de grande circulação. Compreender que o termo 'vaquinha' corresponde ao 'ato de reunir uma quantia por meio de doação' e não ao animal 'vaca' diz respeito à:

Coerência semântica, pois atribuímos ao texto o sentido mais razoável para o contexto em que o termo 'Vaquinha' foi empregado.

*Prepare uma forma (para levar ao forno) com calda de açúcar, cobrindo o fundo. Para o pudim, misture todos os ingredientes (cuidado com o amido de milho, misture com um pouco de leite frio antes, para desmanchar) e leve ao fogo médio, mexendo sempre com colher de pau, até engrossar, tomando a consistência de um mingau grosso. Despeje na forma com calda e reserve. Às claras em neve bem duras, acrescente aos poucos (sempre batendo) o açúcar, até obter um suspiro consistente. Despeje o suspiro sobre o pudim, e leve ao forno até dourar o suspiro. Retire do forno e deixe gelar. O texto acima apresenta um gênero e sua tipologia textual correspondente. São eles respectivamente:

Receita - Injuntivo.

*O Tópico frasal do parágrafo expõe a ideia que se quer passar, e é comprovada e reforçada pelos períodos subsequentes. São vários os tipos de tópicos frasais. Qual das alternativas a seguir corresponde ao tópico frasal por alusão?

A história sustenta a crença que comer manga e tomar leite, em seguida, traz morte certa.

Analise as frases a seguir.O jogador tem um olho de peixe no pé . A cozinheira cozinhou olho de peixe . O fotógrafo comprou uma lente olho de peixe. Nas frases acima, temos exemplos de estruturas:

polissêmicas

Estudamos as variações linguísticas e vimos as suas diferenças. Explique em um parágrafo, com média de cinco a sete linhas, a diferença entre a linguagem formal e informal. Dê um exemplo de cada, citando local e hora de uso de cada uma.

Chave de correção: A linguagem informal ou coloquial, usada mais comumente em conversas entre amigos, conhecidos mais íntimos. Já a linguagem formal ou culta, usada em situações de maior cerimônia, quando devem ser observadas as normas gramaticais.

*Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa uma inadequação da linguagem usada ao contexto:

"Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitário em um congresso internacional.

A coesão, que pode ser referencial ou sequencial, tem por objetivo estabelecer relações lógicas entre as ideias do texto, que se concretizam por meio de articulações sintáticas ou semânticas efetivando assim a coerência textual. Leia o trecho a seguir e aponte a opção que lhe dá coesão sequencial, respeitando a coerência e a orientação argumentativa do texto.

Qualquer jornal, emissora de rádio ou de televisão que ousasse levantar a menor suspeita de que o cigarro pudesse trazer algum malefício à saúde sofria retaliação financeira imediata.

Assinale a opção em que a relação de oposição pode ser estabelecida entre as orações:

O Brasil é um país rico. A maior parte de seu povo é pobre.

Entendemos que há coesão referencial (quando a informação é retomada) e coesão sequencial (quando a informação progride). Para exemplificarmos coesão referencial, podemos utilizar recursos gramaticais tais como:

Pronomes, conjunções e numerais.

Na frase: "O lanche comeu o menino ontem" há um problema de entendimento que podemos atribuir a:

Problema de coerência semântica

O sonho é um elemento essencial à vida, POIS é ele que nos projeta para além dos limites estreitos da realidade. AINDA QUE não possamos viver apenas de sonhos, certamente são eles que nos alimentam o espírito e nos dão força para enfrentarmos as adversidades da vida. NO ENTANTO, há quem não possa ou não queira alimentar ilusões talvez com medo da desilusão. MAS esse medo deve ser superado para que a vida valha à pena. Primeiramente, deixemos o sonho crescer dentro de nós, depois, voemos com ele.

sequencial

Era uma casa muito engraçada: Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela, não Porque na casa não tinha chão. A palavra "PORQUE" que liga os dois últimos versos estabelece o tipo de coerência chamado de:

sintática

Analise os exemplos a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com