TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Sociologia

Dissertações: Ava Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 3

Quando falamos da sociedade brasileira, a questão da desigualdade social é, ainda, uma perspectiva que constantemente se destaca. E quando falamos do sistema educacional brasileiro? O cenário desigual pode ser observado, por exemplo, quando consideramos escolas públicas e privadas, ou ainda, escolas urbanas e escolas rurais? No desenvolvimento desta reflexão, a obra de Pierre Bourdieu que apresenta a escola e a educação como reprodutora das desigualdades sociais, é um viés analítico importante.

Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico.

Passo 1: Inicie a pesquisa por meio da leitura e da apreciação dos seguintes materiais:

BUSETTO, Áureo. A Sociologia de Pierre Bourdieu e sua análise sobre a escola: In: CARVALHO, A. B.; SILVA, C. L. da.Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006. P. 113 - 133. (Livro-texto).

ENTREVISTA:Bourdieu – A sociologia como esporte de combate e reprodução social. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zO4QuCSMO0k>. Acesso em: 29 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

FERNANDES, Elisângela. Desigualdades em campo. Revista Educação. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/163/artigo234867-1.asp>.Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

FERRARI, Márcio. Pierre Bourdieu, o investigador da desigualdade. In: Nova Escola. Grandes Pensadores - Edição especial. Julho/2008. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/pierre-bourdieu-428147.shtml?page=>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

Fruet, Henrique. A aula do futuro. Revista Isto é. N° Edição: 1613, 23.Ago.00. Disponível em:<http://www.istoe.com.br/reportagens/32911_A+AULA+DO+FUTURO>. Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

IPEA - Apesar de avanços, há muita desigualdade na educação. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6183>.Acesso em: 30 mar. 2013. Se preferir, clique aqui.

Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais.

Passo 2: Debata, no fórum geral, as seguintes questões:

Você concorda com a visão sociológica de Bourdieu sobre a escola e a educação? Por quê?

Considerando o contexto do sistema escolar no Brasil, quais desigualdades podemos dizer que a educação reproduz? Dê exemplos.

Dica:O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico. Então, acesse o fórum!

Passo 3: Organize, com base no que foi analisado no passo 1 e debatido no passo 2, sua análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico, com 3 a 5 páginas.

Para tanto, é fundamental que sua atividade apresente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com