TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO SUSTENTÁVEL

Artigo: AÇÃO SUSTENTÁVEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2012  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 3

A preocupação com o meio ambiente não é um assunto novo. No Brasil, a Constituição de 1988 já enfatizava a necessidade da preservação. Em 1989, o IBAMA foi criado para consolidar esse processo. Entretanto, em todo o mundo, desastres acontecem em decorrência do mau uso da natureza por parte do homem. Sanções ambientais, conferências e documentários sobre mudanças climáticas são algumas respostas à esses acontecimentos. Ainda assim, poucos parecem entender que o crescimento das nações não deve esgotar os recursos para o futuro, e que há maneiras para que isso seja possível.

Em primeiro lugar, é preciso analisar a realidade capitalista em que vivemos. Nela, a maximização dos lucros é o principal objetivo, ainda que isso ocorra à custa da destruição do meio ambiente. Visando o enriquecimento das maiores potências mundiais, Governos fecham os olhos para o problema, culminando em situações como a recusa do então presidente americano George W Bush em assinar o Protocolo de Kyoto, que visava a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Somente o desenvolvimento inteligente e sustentável pode assegurar que o crescimento econômico das nações se dê sem que seja preciso destruir o espaço em que vivemos.

Além disso, cabe discutir a miopia da sociedade contemporânea. Presa em um senso de individualismo crônico, ela é incapaz de enxergar o que parece distante. Assim, poucos consideram a situação das gerações futuras, repousando na mentalidade imediatista e superficial. Entretanto, desastres naturais já ocorrem em todos os cantos do globo, decorrentes de fracas políticas de preservação, o que mostra que o problema não está tão longe assim. Cabe à mídia e aos meios de comunicação em massa conscientizarem a população sobre a urgência que o assunto requer, assim como divulgarem formas de cuidado ambiental que cada indivíduo pode ter, como separar lixo e não desperdiçar água.

Por fim, é possível avaliar a total alienação política e social da juventude contemporânea como uma das causas do problema. Totalmente inertes e desinteressados por assuntos que não sejam divulgados pela mídia de massa como possíveis objetos de consumo, os jovens não percebem a importância que têm nessa problemática. Ao invés de darem o exemplo no âmbito pessoal, e exigirem mudanças no trato governamental, eles simplesmente preferem afirmar que o problema é tão grande, que nada adiantariam ações isoladas. As escolas devem, então, transmitir valores de estima ao meio ambiente, mostrando que ações individuais são, também, vitais para a resolução da questão.

Dessa maneira, é possível perceber que se faz necessária uma conscientização geral, forte e urgente da sociedade. É necessário entendermos que os recursos naturais são finitos, e que o crescimento econômico deve considerar a preservação do meio em que vivemos, para que as conseqüências em um futuro próximo não sejam ainda mais desastrosas. Precisamos aplicar no campo pessoal o conceito da Terceira Lei de Newton, vinda da Física: toda ação provoca uma reação de igual intensidade e sentido contrário. Precisamos agir na direção da sustentabilidade, do uso das energias renováveis e da redução das mudanças climáticas, para que a reação da natureza seja a perpetuação de um ambiente seguro e ideal para vida de todas as espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com