TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ANALÍTICO FUNCIONAL DO FILME: “GÊNIO INDOMÁVEL

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  2.782 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE ANALÍTICO FUNCIONAL DO FILME: “GÊNIO INDOMÁVEL”.

O filme mostra a vida de Will Hunting, um jovem órfão, que vive se metendo em confusão, que trabalha como faxineiro em uma Universidade norte-americana (MIT). Will é muito inteligente e acaba chamando a atenção de professores da instituição por sua capacidade de resolver questões matemáticas de alto grau de complexidade que haviam sido deixadas em quadro. Então ele é ajudado pelo professor Lombeau, Will tem varias passagens pela policia e o professor o ajuda a ficar fora da cadeia. Lombeau chama seu amigo psicólogo Sean para atender em  sessões psicoterapêuticas o jovem Will. E  sua vida muda quando um psicólogo consegue realizar o tratamento.  

Ações do terapeuta afetam o cliente através de três funções de estímulos: os estímulos discriminativos, são as circunstâncias externas quais alguns comportamentos foram reforçados, tornando-se mais prováveis de ocorrer, os comportamentos eliciados, que são os comportamentos involuntários (cpt operante), e as funções reforçadoras que são as consequências dos comportamentos, que elas sejam as ações e reações do terapeuta em relação ao cliente.

Estímulos discriminativos: Sean reforça o CRB 2, discriminando o cpt de esquiva de Will e fortalecendo a dizer o que deseja, aceitar o amo e a confiar.

Comportamentos eliciados:

Funções reforçadoras:

Comportamentos clinicamente relevantes (CRB) (ocorrer durante a sessão):

  • CRB1 - Problemas do cliente que ocorrem na sessão:  São esquivas sob controle de estímulo aversivo, cuja frequência deveria ser reduzida ao longo da terapia.

         - Will se esquiva de falar sobre das sessões recorrer a assuntos paralelos que domina. Se esquivando nas primeiras sessões com o primeiro terapeuta contando mentiras para ele sobre festas, fantasias e o provocando dizendo que o terapeuta é gay

- Com o segundo terapeuta Will se esquiva “fugindo” do terapia, fingindo estar hipnotizado.

- Com o terceiro terapeuta Will se esquiva falando sobre os livros que estão na sala. comenta dos livros,  tece críticas ao terapeuta, fala sobre arte, a mulher do terapeuta.

- Will se esquiva de manter relações com os terapeutas nas sessões por não conseguir manter reações intimas com as pessoas.

- Will tem cpt's agressivos e está sempre se envolvendo em brigas, com isso nas sessões ele provoca os terapeutas com assuntos paralelos para irritá-los, assim como falou da falecida esposa de Sean.

- Will se esquiva da sessão olhando para o relógio durante a terapia e fica em silêncio todo o tempo.

  • CRB2: Progressos do cliente que ocorrem na sessão (comportamentos que irão aparecer durante a terapia, diminuindo aparição do CRB1, o desenvolvimento da terapia.)

 - Sean leva Will no lago e recorda de suas emoções o contando de sua vida, descreve as contingências, as relações de dependência de Will, conseguindo extinguir, neste momento, a esquiva de Will.  Recordar-se e responder com emoção

- Will durante a sessão começa a se abrir, conversar, contar piadas à Sean nas sessões. Diminuindo o CRB 1 do seu cpt agressivo e mostrando-se em alguns momento o cpt de confiar no terapeuta, a dizer o que deseja:. E no decorrer das sessões outros CRB2s fortalecidos foram o Recordar-se e responder com emoção; Aceitar o amor.

- Will conta para Sean sobre Skylar e este reforça o progresso do Will para convidá-la a sair (Usa a regra 3 para reforçar o CRB 2). Ao sair da sessão Will vai conversar com Skylar e a convida para sair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com