TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CITAÇÃO INDIRETA

Tese: CITAÇÃO INDIRETA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

CITAÇÕES

- É quando trazemos para nosso texto alguma informação, palavras ou idéias que pertencem a outro autor. Por não ser de nossa autoria, todas as citações devem trazer a identificação de seu autor.

Há duas formas de fazer citações: citação direta ou citação indireta. Também há a citação de citação.

CITAÇÃO INDIRETA

Chamamos assim a citação em que usamos o pensamento de outra pessoa usando nossas próprias palavras.

Devemos indicar o nome do autor, em letras minúsculas, se estiver no corpo do texto, ou com letras maiúsculas, se estiver dentro dos parêntesis, juntamente com o ano da publicação da obra em que se encontra a idéia por nós referida. Só se indicam páginas quando for possível sua identificação, caso contrário não há necessidade de fazê-lo, já que a idéia pode estar sendo resumida de uma obra inteira, de um capítulo, de diversas partes ou de um conjunto delas.

A identificação completa da obra deve ser feita, depois, em Nota de Rodapé ou nas Obras Consultadas.

Exemplo com o nome do autor no texto:

Conforme Grinberg (1996), a transferência é um dos conceitos mais complexos e polêmicos e, ao mesmo tempo, o elemento mais típico e significativo na psicanálise, mais propriamente no que se refere a experiência psicanalítica.

Mesmo exemplo com o nome do autor entre parêntesis:

A transferência é um dos conceitos mais complexos e polêmicos e, ao mesmo tempo, o elemento mais típico e significativo na psicanálise, mais propriamente no que se refere a experiência psicanalítica (GRINBERG, 1996).

No caso de um autor possuir outras obras, elas serão diferenciadas pela data de publicação. Havendo mais de uma obra no mesmo ano, acrescentamos uma letra após a data:

Então, no texto sobre o Moisés de Michelangelo, Freud (1914-a) usa o termo paixão juntamente com os termos cólera e medo, colocando-se como equivalentes, tanto que no final deste mesmo texto, fala sobre o temperamento impetuoso do Moisés da lenda e da tradição. Afinal, como o próprio Freud (1914-b) destacou, a psicanálise não trata somente do patológico, apenas o estuda mais por ali os fenômenos psíquicos estarem mais a mostra, os mesmos fenômenos que servem para o entendimento da saúde.

Quando, no decorrer do texto, em citações indiretas, se faz menção, seguidas vezes, ao mesmo autor, na mesma obra, não é necessário que se repita a indicação do ano para que o texto não fique travado.

Quando for apresentada uma idéia de um autor que se encontra em diversas fontes, ou seja, o mesmo autor em obras distintas, deve ser apresentado o nome desse autor seguido dos diferentes anos de publicação, separados por vírgula:

Birman (1990, 1991, 2000)

(BIRMAN, 1990, 1991, 2000)

As citações indiretas de autores diferentes, de obras diversas, que forem mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto-e-vírgula e apresentados em ordem alfabética:

Muitos autores (BIRMAN, 1992; IRIBARRY, 2003; LO BIANCO, 2003; PALOMBINI, 1999) colocam a transferência como centro do método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com