TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COESÃO.

Trabalho Escolar: COESÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO.

1) Defina, com suas palavras: coesão.

Coesão.

Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógica- semântica entre as partes de um texto.

Na elaboração de um texto coeso empregam-se, de forma adequada, elementos coesivos que formam uma estrutura clara e coerente nas frases.

Há vários recursos linguísticos que podem ser usados para unir orações e parágrafos, criando uma unidade textual. Entre eles destacam-se: conjunções, preposições, pronomes e advérbios.

Um elemento de coesão bastante usado é a conjunção e, que indica adição, continuidade. Além desse, os elementos de coesão mais comuns, que podem ser citados de acordo com os sentidos que expressam, são: por isso, pois (causa e consequência); mas, contudo, embora (contraste, posição); além disso, também, à nem (adição, continuação); segundo, conforme (semelhança, comparação); principalmente, sobretudo (prioridade, relevância); por exemplo, ou seja, (esclarecimento); logo, dessa forma, portanto (conclusão). Se esses elementos forem mal empregados, o texto será uma junção desconexa de frases, com uma linguagem ambígua e incoerente. É preciso atenção na escolha do conetivo adequado para unir e organizar todas as partes de um texto.

2) Defina, com suas palavras: coerência.

Coerência.

É acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as ideias apresentadas num texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores.

É o aspecto que assumem os conceitos e relações sub-textuais, em um nível ideativo.

A coerência é responsável pelo sentido do texto, envolvendo fatores lógico-semânticos e cognitivos, já que a interpretabilidade do texto depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores.

Um texto é coerente quando compatível como conhecimento de mundo do receptor. Observar a coerência é interessante, porque permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas sim se constrói na relação emissor-receptor-mundo. Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso.

3) Leia o texto “Meu ideal seria escrever”, de Rubem Braga, apresentado a seguir, e faça o que se pede:

a) Dentro da classificação de coesão proposta por Fávero (2004), encontramos a coesão referencial.

Retire do texto dois exemplos desse tipo de coesão (por substituição e/ou por reiteração).

A parte do texto: risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse -- “ai meu Deus, que história mais engraçada!”. e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre.

Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com