TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ções reflexas somáticas na espécie humana

Pesquisas Acadêmicas: Ções reflexas somáticas na espécie humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

ÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA.

Relatório apresentado à professora

Maria do Carmo Carvalho Martins,como instrumento de avaliação da aula prática de Fisiologia, no dia 06 de Março de 2012.

FLORIANO-PI.

MARÇO 2012.

SUMÁRIO.

1. INTRODUÇÃO...............................................................................04

2. OBJETIVOS...................................................................................05

3. MATERIAL E MÉTODOS...............................................................06

4. RESULTADOS...............................................................................08

5. DISCUSSÃO..................................................................................10

6. CONCLUSÃO.................................................................................11

7. REFERÊNCIAS..............................................................................12

1. INTRODUÇÃO.

Os atos reflexos ou simplesmente reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes. Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores. Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

Um exemplo de reflexo que perdura no adulto é o reflexo patelar, reflexo de contração do quadríceps evocado pela percussão do tendão da patela; também percebe se a ocorrência de reflexos do tipo plantar, que se refere a uma flexão-plantar (tomando por base a planta do pé), resultante de um estímulo provocado na borda medial da planta do pé; corneal, que é um piscar brusco em resposta ao toque da córnea; o reflexo de Aquileu que ocorre quando o tendão de Aquiles é percutido enquanto o pé está em flexão dorsal, tendo como resultado positivo uma movimentação direcionada à superfície plantar e o reflexo tricipital que é pesquisado percutindo sobre o tendão do tríceps sendo a resposta normal a extensão do cotovelo.

1. OBJETIVO

O objetivo da presente prática é avaliar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas, tais como, plantar, corneal, patelar, de Aquiles e tricipital.

1. MATERIAIS E MÉTODOS.

Materiais:

• 01 Martelo de borracha.

• Lenços de papel.

• Caneta.

• Cadeira.

Métodos:

Iniciou-se a referida aula prática utilizando-se como voluntários os próprios integrantes das bancadas dispostas para a aula prática de fisiologia.

Primeiramente, com o auxílio da região pontiaguda de um bocal de caneta, esfregou-se a parte a medial da planta do pé de um voluntário, observando e anotando atentamente sua reação. Repetiu-se o procedimento com outras pessoas, anotando e comparando os resultados.

Em seguida, com o auxílio de um lenço de papel, tocou-se levemente a esclerótica de um indivíduo da espécie Homo sapiens, e fez-se uma comparação com a situação seguinte, que correspondia ao leve toque da córnea do mesmo voluntário, utilizando-se novamente um lenço de papel.

Utilizando-se um martelo de borracha percutiu-se no tendão patelar com o membro inferior sob o ângulo de 90° e registrou-se a ação efetuada, em seguida observou-se a mesma percussão com o membro disposto em ângulos menor e maior que 90°. Pediu-se que em alguns momentos, que o voluntário puxasse seus próprios pulsos, (manobra de Jendrassik), insinuando uma tentativa de arrancá-los, e observou-se como esse ato interferia no resultado anterior.

Prosseguindo-se com os testes, pediu-se que o aluno se dispusesse com uma das pernas ajoelhada sobre a cadeira mantendo o pé relaxado, de modo que o operador estimulasse o tendão de Aquiles, com o auxílio do martelo de borracha e analisasse sua reação. Em seguida, repetiu-se o procedimento com o tendão da outra perna.

Por fim, e utilizando-se novamente o martelo de borracha, percutiu-se sobre o tendão de inserção tríceps braquial, a dois centímetros do cotovelo, anotando-se a ação reflexa.

1. RESULTADOS.

INDIVIDUO OBJETO TIPO DE RESPOSTA

Individuo I Bocal de caneta Flexão plantar

Individuo II Bocal de caneta Flexão plantar

Tabela 01 - Reflexo plantar em Homo sapiens. Floriano – PI, 2012.

INDIVIDUO OBJETO CÓRNEA(Resposta) ESCLERÓTICA(Resposta)

Individuo I Lenço de papel Piscar brusco Piscar mais lento e demorado

Individuo II Lenço de papel Piscar brusco Piscar mais lento e demorado

Tabela 02 - Reflexo Corneal em Homo Sapiens. Floriano – PI, 2012

INDIVIDUO OBJETO 90º(Resposta) <90°(Resposta) >90º(Respostas)

Individuo I Martelo de borracha +++ Extensão da perna sobre a coxa. + Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa.

Individuo II Martelo de borracha +++ Extensão da perna sobre a coxa. + Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa.

INDIVIDUO OBJETO 90º (Resposta) <90° (Resposta) >90º (Respostas)

Individuo I # Martelo de borracha +++ Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa.

Individuo II # Martelo de borracha +++ Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa. ++ Extensão da perna sobre a coxa.

Tabela 03 - Reflexo Patelar em Homo Sapiens. Floriano – PI, 2012.

Legenda: +++ respondeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com