TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caco Barcellos

Tese: Caco Barcellos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

ROTA 66

PRIMEIRA PARTE:

No primeiro capitulo, Caco Barcellos, conta a história de uma perseguição da policia atrás de um fusca azul com 3 individuos. Os três garotos que se encontram no carro são Noronha, que é muito bem de vida econômica e social, Augusto Junqueira e Gomalina.

A Policia perseguia o carro pois estavam em alta velocidade e tinham acabado de ‘assaltar’ um carro de um conhecido deles, pois o menino devia dinheiro a um dos perseguidos.

Caco Barcellos enfatiza bastante a historia de Noronha, mostrando que além de uma namorada apaixonada, tinha uma família muito unida.

No segundo capitulo ele conta uma parte da historia de sua vida, quando morava na periferia. Caco e seus amigos passavam por muitas perseguições policias na época em que o Delegado Barriga comandava o patrulhamento. Eles eram injustamente presos e mal tratados na prisão.

Depois que o delegado Barriga finalmente foi transferido, a situação na periferia só piorou. Quem comandava a patrulha agora era a Policia Militar, que não tinha dó nem piedade dos moradores quando os matavam injustamente, sem chance de qualquer explicação.

No final do capitulo diz que depois que virou jornalista nao deixou de presenciar essas situações, porem, não estava mais no meio dos perseguidos, tornou-se testemunha do sofrimento alheio não so de sua periferia, como de muitas outras.

No terceiro capitulo Caco continua contando a historia de Noronha e seus amigos que assaltaram um Puma para acertar contas. Deixa bem claro que a Rota começou a perseguir ‘criminosos normais’ ao invés de guerrilheiros, como fazia anteriormente. Também ressalta a ideia de que acontecem muitas perseguições por dia, que não saem na mídia, pois são atrás de pessoas humildes. Quando se tratam de três meninos ricos, a mídia cobre cada detalhe.

Nesse capitulo ele ressalta também mais a historia de Augusto Junqueira e de Pancho.

Gomalina, Carlos Ignacio Rodríguez de Medeiros, é um espanhol que viveu 4 anos na Venezuela. Não é um garoto atraente, porem consegue a atenção das pessoas ao seu redor por causa de seu carisma e personalidade.

Augusto Junqueira é o amigo mais próximo de Carlos. Ele é do interior, onde tem uma namorada, mas veio para a capital estudar agronomia. Seu sonho é ter uma fazenda que possa administrar com todos os ensinamentos que herdou de seu avô, de quem tinha muito orgulho.

Ressalta no fim do capitulo que a namorada de Noronha, que foi citada no primeiro, é fumante de maconha junto com seus amigos. Fumam em casa, pois os pais mesmo que não incentivem-na, preferem que a menina fique em casa fumando com os amigos, do que nas ruas.

No quarto capitulo, Caco conta a historia de uma cobertura que fez sobre a morte de Antônio Pompílio Fonseca, major que foi morto durante um assalto em Niterói.

Ele mostra a historia pelo lado dos suspeitos da periferia, injustamente incriminados pela policia, tendo suas casas invadidas e seus corpos marcados por violência gratuita.

Demonstra indignação com a atitude da policia e de profissionais que trabalham acobertando-a. Muitos inocentes foram julgados criminosos sem menor evidencia de culpa e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com