TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco Vezes Favela

Trabalho Escolar: Cinco Vezes Favela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

Cinco Vezes Favela é um filme brasileiro de 1962. O filme reúne cinco Histórias separadas, cada uma delas com diferentes diretores. Eles retratam sua visão em cinco segmentos sobre a vida das pessoas que moram nas favelas. Também emergiu o protagonismo de uma nova estratificação social.

O filme Cinco Vezes Favela mostra que além das qualidades técnicas e autencidade, eles tiveram a capacidade e o comprometimento de analisar, de organizar e de planejar de acordo com a realidade do conhecimento vivido por eles. Mesmo com a dureza da violência à espreita de comunidades marginalizadas e convivendo com uma sociedade que contribuiu para a manutenção do crime organizado e da dificuldade; eles tinham a esperança de sensibilizar e amenizar esses problemas. Uma palavra que resume bem está obra é inclusão social. Além da oportunidade de crescimento pessoal e profissional para pessoas de comunidades carentes, abre espaço também para vermos a favela não do modo sempre apresentado, “policia e ladrão”, mas por moradores, trabalhadores, estudantes e pessoas que são “pessoas normais” que tem suas vidas e seu cotidiano mais simples nas favelas.

Analisando a estrutura do filme, são pequenos capítulos de histórias diferentes que não se relacionam entre si, porém o mais interessante é que o espaço físico entre todas as histórias é muito parecido (favela), e os personagens são humildes, porém trata-se de sonhos, desejos e ações que são totalmente diferentes, ou seja, mostra que as pessoas na favela não se dividem só em vítimas, polícia ou ladrão.

Correlacionando o primeiro filme ao mais recente, ele foi reelaborado com novas propostas e experiências, ancorado no tempo presente. A idéia do primeiro filme era levar cultura à favela para politizar. Naquela época a intenção era dar voz e visibilidade aos marginalizados, com o objetivo de fazer a denuncia social e sensibilizar as autoridades responsável. Houve também uma critica de que a favela não é só de morro, e sim da falta do exercício do papel do Estado. É uma realidade vivenciada a cada dia, pela as desigualdades em nosso país.

Esse filme é um convite para os Assistentes Sociais continuarem provocando mudanças em pro da justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com