TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão

Artigo: Coesão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de Coesão

Parecia uma miragem, mas o pescador africano Tomé Tavares, 59 anos, distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação. Fazia 48 dias que o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares, chamado Eusébio, de 23 anos, estavam à deriva no Oceano Atlântico, a bordo de um pequeno barco danificado (o nome do barco danificado que estava à deriva no Oceano Atlântico com o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares de nome Eusébio era Celina), alimentando-se de carne de peixe e tomando água da chuva. Quando o pescador africano Tomé Tavares distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação, o pescador africano Tomé Tavares reuniu as forças que restavam ao pescador africano Tomé Tavares e o pescador africano Tomé Tavares deu um grito de socorro.

Agora responda: dá para ler um texto assim? Como primeiro exercício, torne legível o parágrafo acima.

Em seguida, junte cada grupo de orações abaixo em uma só, eliminando redundâncias.

1. A dramática aventura começou no dia 20 de dezembro. No dia 20 de dezembro os pescadores deixaram a aldeia. Os pescadores vivem numa aldeia situada em Cabo Verde.

2. A Capitania dos Portos mobilizou uma campanha de auxílio aos visitantes. A Capitania dos Portos conseguiu roupas e sapatos para os visitantes.

3. Há duas correntes marítimas na região. Uma corrente marítima é a corrente marítima da Guiné. A corrente marítima da Guiné passa por Cabo Verde rumo ao sul. Outra corrente marítima é a corrente marítima Equatorial. A corrente marítima Equatorial cruza o oceano em direção ao litoral do Nordeste brasileiro.

Em seguida, vamos nos deter num anafórico bastante usado, o popularíssimo "que", que, aliás, sempre complica a pontuação! Observe:

a) A Tempestade no Deserto, que já começa a fazer sua colheita de vidas humanas, será sempre lembrada pela primeira vítima que fez: o equilíbrio ecológico.

A que palavras anteriores os "quês" destacados estão se referindo? Nos exemplos que se seguem, assinale o antecedente das palavras destacadas:

b) Nos mais de 30.000 ataques realizados, os aliados contabilizam a destruição de dois reatores nucleares, que eram pequenos e guardavam modestas quantidades de material radioativo.

c) Os cacos da esfacelação política que precisarão ser juntados depois do conflito parecem uma tarefa menor se comparados aos esforços que serão necessários para devolver às águas do Golfo sua antiga vitalidade.

d) O general ordenou um ataque de aviões F-111, que com bombas de precisão destruíram as estações de bombeamento.

Agora compare:

a) As equipes estão trabalhando para impedir que o óleo continue chegando ¬às usinas.

b) Observadores afirmaram que a guerra será demorada.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com