TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão E Coerencia

Monografias: Coesão E Coerencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

sua obra intitulada As regras do método sociológico, de 1895, Durkheim afirma que “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos”. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo [...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os Homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma. Isso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.

Se um indivíduo experimentar opor-se a uma dessas manifestações coercitivas, os sentimentos que nega (por exemplo, o repúdio do público por um homem de terno rosa) voltar-se-ão contra ele. Em outras palavras, somos vítimas daquilo que vem do exterior. Assim, os fatos sociais são produtos da vida em sociedade, e sua manifestação é o que interessa a Sociologia.

Exemplos de fatos sociais:

Há vários exemplos na nossa sociedade que poderíamos utilizar para ilustrar, entretanto, vou apresentar o casamento.

O casamento é um fato social que é compartilhado pela maioria das sociedades com cada sociedade tendo suas regras especificas, suas peculiaridades, e estas não são o objeto em questão para comparação, o que quero aqui, é apresentar o quanto este ato na nossa cultura, é esperado por nossas famílias, quando chegamos em idade adulta. A comunidade a qual pertencemos inicia uma cobrança para as mulheres

Não é meu objeto de estudo aqui discutir como surgiu o casamento, menciono somente o que está registrado no primeiro livro da Bíblia, “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Macho e fêmea os criou” (Gênesis 1.27). Tudo isso antes mesmo do famoso “crescei e multiplicai-vos”…Ainda que tenha ocorrido transformações ao longo dos séculos acerca do casamento. O mesmo continua sendo um ritual de passagem; um fato social, pois as sociedades de um modo geral, cria expectativa quanto a seus descendentes, de vê-los no altar, isto é, nascer, crescer, desenvolver físico, cultural, psicológico, e etc..., conhecer seus respectivos parceiros, procriarem e consequentemente, formar famílias. Porem, quando o indivíduo não segue este roteiro. Ou ainda, casam-se e não tem filhos imediatamente, no final do primeiro ano, ocorrem comentários maldosos, outra situação que ocorre, o qual também é motivação para sociedade inferir, independente de gênero, ambos são estigmatizados, até discriminados. Quando o individuo por algum motivo qualquer, não se casa, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com