TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comuicação Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Comuicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO

ALIEITON ELCIO JUSTIMIANO

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

São Carlos - SP

Maio/2014

ALIEITON ELCIO JUSTIMIANO

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração – Noturno da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Introdutórios da Administração.

Profsº . Mônica Maria Silva

Wilson Sanches

Sebastião Oliveira

Karen Manganotti

Márcia Bastos

São Carlos - SP

Maio/2014

Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial é a área estratégica de planejamento dentro do contexto de uma empresa. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Neste âmbito, assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais.

Através da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.). Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. Outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).

Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas. As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são denominadas comunicação não-verbal. Alguns ramos da comunicação são: a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

A comunicação em uma organização é muito importante, pois caso não haja uma boa comunicação internamente e externamente pode ocasionar em prejuízos financeiros, sendo que na qual boa parte da comunicação é para ser uma das conseqüências lucrativas.

A comunicação pode ser considerada o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, se as ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com sua missão, sua visão e seus princípios, as práticas comunicativas devem, sim, estar alinhadas com esse discurso. Em outras palavras, a empresa deve agir com base naquilo que defende, nas idéias que leva a público, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser eliminados, portanto, “discursos de fachada”, os quais podem afetar os resultados das ações da empresa, caso sejam constatadas divergências/incoerências. E isso é uma exigência da sociedade contemporânea: transparência e veracidade.

Considerando que a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. No ambiente administrativo/empresarial, esse tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das ações da organização: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem acarretar conseqüências danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

Na organização há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com