TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicacao E Expressao N2 UAM

Trabalho Universitário: Comunicacao E Expressao N2 UAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Observe o anúncio a seguir.

Pode-se afirmar que, no anúncio, a intertextualidade é:

Resposta

Resposta Selecionada: implícita, pois o receptor não é informado de que o filme “Kill Bill” é retomado no anúncio.

Resposta Correta: implícita, pois o receptor não é informado de que o filme “Kill Bill” é retomado no anúncio.

Feedback da resposta: pode-se dizer que o anúncio retoma o filme “Kill Bill” de forma implícita, pois é necessário que o receptor conheça o filme para reconhecê-lo, em alguns de seus elementos (cor, ação de personagem, nome do filme) no anúncio.

Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Leia o e-mail a seguir, tendo em mente o conceito de função autoral, de Foucault.

Prezado Jonas,

Infelizmente, terei de cancelar nosso almoço na sexta, pois surgiu um compromisso de última hora com um cliente.

Remarcamos em breve, ok?

Abraços,

Patrícia

Resposta

Resposta Selecionada: Não há função autoral no texto, pois Patrícia é apenas a pessoa que assinou o e-mail, o que não dá a ela status de autora.

Resposta Correta: Não há função autoral no texto, pois Patrícia é apenas a pessoa que assinou o e-mail, o que não dá a ela status de autora.

Feedback da resposta: Uma pessoa comum não é reconhecida pela sociedade como um autora; isso só ocorre quando um conjunto de obras, com dadas características, é reconhecida em torno de seu nome pela sociedade. Jonas é apenas o destinatário do e-mail. Não há nenhuma referência a Jonas trabalhar em uma empresa ou a ele e Patrícia representarem a empresa por escrito. Além disso, em princípio, o e-mail é pessoal. Jonas não é signatário, apenas o destinatário.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Leia o texto a seguir.

Festa das funções

As funções resolveram dar uma festinha. Várias delas apareceram: funções constantes, lineares, polinomiais e a exponencial que ficou meio fora de lugar porque não conseguia se integrar.

Eis que, do nada, entra na festa o Operador Diferencial, vulgo derivada, que começa a atacar as funções. Quando ele encostava em uma função polinimial e, 'puf', ela caia de grau; já quando o operador tocava em uma função constante, 'puf', ela sumia. Foi então que a exponencial tomou coragem para enfrentar o operador diferencial e disse:

- Pode ir parando com isso agora! O senhor deve ir embora dessa festa!

- Quem é você para falar assim comigo sua atrevida? - perguntou a derivada.

-Eu sou ex muito prazer.

- Prazer, eu sou dy/dt. 'Puf'.

O texto acima tem tom de piada. Contudo, a sua compreensão ficou dificultada pelo possível desconhecimento da linguagem usada, específica da matemática. Que nome recebe essa variedade?

Resposta

Resposta Selecionada: Norma de grupos profissionais.

Resposta Correta: Norma de grupos profissionais.

Feedback da resposta: Há falares próprios para grupos profissionais específicos, como os de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo). São os chamados jargões, caracterizados no texto pela linguagem específica de profissionais da matemática.

Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Leia o texto que segue e responda:

O que as crianças aprendem nos treinos de futebol? Aprendem que os que jogam para defender precisam estar unidos para não deixar a bola chegar perto do seu gol. Descobrem, ainda, que nem todo mundo joga pra marcar o gol; há ainda outra lição: aprender que ganhar é menos importante do que praticar para adquirir aperfeiçoamento. Há aprendizado mais importante?

O tópico frasal do texto é:

Resposta

Resposta Selecionada: O que as crianças aprendem nos treinos de futebol?

Resposta Correta: O que as crianças aprendem nos treinos de futebol?

Feedback da resposta: A ideia central, que amarra o texto, está sintetizada na pergunta inicial, “O que as crianças aprendem nos treinos de futebol?”. Nota-se que as demais ideias são decorrentes dessa, explicando os ensinamentos indicados no tópico. A oração final, por sua vez, é uma opinião do autor do texto sobre o assunto.

Pergunta 5

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Alberto recebeu um telefonema de sua namorada, Elvira, que estava saindo do trabalho. Ela disse que chegaria atrasada em casa, devido à chuva e ao trânsito, que estava péssimo. Disse ainda precisava ir ao ponto de ônibus e depois passar no supermercado. Foi então que a ligação caiu. Alberto, que estava em casa, assistindo ao telejornal, não comentou nada do que sua namorava havia dito.

Quando ele desligou o telefone, continuou assistindo ao telejornal. Só depois percebeu que não havia prestado atenção em toda a conversa e não sabia a que horas Elvira disse que estaria em casa. As únicas respostas de Alberto durante a ligação foram: alô (ao atender) e “tá” (por duas vezes).

Com base nesse case, marque a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: Alberto era o receptor de Elvira, que era a emissora da mensagem; o canal era o telefone; o código era a língua portuguesa; o ruído é a falta de atenção do receptor provocada pela assistência ao telejornal.

Resposta Correta: Alberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com