TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão Em Língua Portuguesa

Exames: Comunicação E Expressão Em Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  9.537 Palavras (39 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 39

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

CONCEITOS INICIAIS

A Comunicação

O homem, que a princípio se comunicava apenas com grunhidos e outros sons primitivos, a partir do momento em que passou a viver em sociedade, procurou novas formas de comunicação com seus semelhantes. Adotou a linguagem mímica, passando, a seguir, para a linguagem oral ao descobrir a combinação de sons que deram origem às palavras.

A linguagem escrita é uma conquista mais recente do homem. Segundo estudos, os primeiros povos a se utilizarem de sinais e símbolos foram os da Mesopotâmia nos anos 3.500 a.C. Hoje, a comunicação representa um importante processo social permitindo o relacionamento de qualquer grupo ou sociedade e, além de receber influências do meio físico, absorve traços culturais e psicológicos dos grupamentos humanos.

Apesar do desenvolvimento dos meios de comunicação, com a adoção de aparelhamento técnico especializado, sonoro e visual, a língua verbal é o mais importante meio de comunicação entre pessoas, representando-a individualmente ou reunidas em grupos ou classes. É por meio dela que se expressam ideias, sentimentos e comportamen¬tos.

Seja qual for o tipo de linguagem - mímica, oral ou escrita - ela reúne um conjunto de códigos pelo qual o emissor se comunica com o receptor. Ao decodificar a mensagem, o receptor efetiva a comunicação. Assim, no processo tem-se um receptor que recebe a mensagem, um emissor que a emite e um canal de comunicação, que é o meio físico por meio do qual ela é transmitida. Para que exista a mensagem é preciso um tema (referente), isto é, um motivo, que é a própria razão da comunicação.

Teoria da comunicação

O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa.

Há, então, um emissor e um receptor da mensagem. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito...).

Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.

E para melhor compreensão das funções de linguagem, é necessário que estudemos os elementos da comunicação, são eles:

I - Elementos da comunicação

Emissor: o que emite, que codifica a mensagem; Aquele que diz algo a alguém;

Receptor: o que recebe, decodifica a mensagem; Aquele com que o emissor se comunica.

Mensagem: o conjunto de informações transmitidas do emissor para o receptor;

Código: a combinação ou o conjunto de sinais utilizados na transmissão e recepção de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem; (Ex. Língua Portuguesa).

Referente: o assunto ou situação a que a mensagem se refere, também chamado de contexto,tema.

Canal de Comunicação: meio pelo qual a mensagem é transmitida, ou circula: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...;

Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação

Exemplo de comunicação visual:

1)Faixas amarelas contínuas em uma estrada de rodagem.

Emissor: Departamento Nacional de Trânsito.

Canal de comunicação: Visual.

Mensagem: É proibido ultrapassar.

Código: Sinal gráfico.

Tema: Impedir acidentes de trânsito nas estradas, através da proibi¬ção aos motoristas de ultrapassagens perigosas, Isto é, sem visibilida¬de adequada.

2)Semáforo de pedestres.

Emissor: Departamento Nacional de Trânsito

Canal de Comunicação: Visual.

Mensagem: Siga.

Código: Língua portuguesa.

Tema: Evitar atropelamentos

Exemplo de comunicação auditiva:

1) O Mar. Composição de Dorival Caymmi.

Emissor: Estação de Rádio.

Canal de comunicação: Auditivo.

Mensagem: O mar... Quando quebra na praia... É bonito... é boni¬to... O mar... Pescador quando sai nunca sabe se volta nem sabe se fica... Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos nas ondas do mar

Código: Língua portuguesa.

Tema: A Bahia, seu povo, seu drama, sua luta, sua poesia.

LEITURA – Técnicas de Leitura

1) Visão Geral do Capítulo:

 Posse de uma visão conjunta e estruturada do texto, da qual se utilizará durante todo o tempo de estudo.

 Esta etapa deve ajudar o leitor a encontrar respostas para questões do tipo: Qual o assunto tratado no capítulo e qual a ordem estrutural de que se vale o autor para desenvolver sua concepção ou entendimento geral? Qual o assunto tratado no capítulo? Qual a ordem das ideias expostas.

2) Questionamento despertado pelo texto:

“Questionar é um hábito e deve ser cultivado”. O leitor deve procurar antecipar de alguma forma o pressuposto do autor. Ele pode partir do texto.

 Levantar questões, buscando respostas e avaliando o resultado de forma adequada.

3) Estudo do vocabulário

 O dicionário é muito importante, indispensável numa situação de leitura, especialmente no ato de estudar, mas ,como diz Othon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com