TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Seminário: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Seminário  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Como muito bem definiu Peter Drucker, sociedade pós-Capitalista, estamos vivendo a Era do conhecimento e da Economia da Informação. Hoje o profissional agrega valor a si mesmo através da aquisição constante e renovada de informação. Ficou para trás período em que o trabalho físico predomina sobre o intelectual. Na atualidade, a disposição para aprender e se aperfeiçoar continuamente significam uma questão de sobrevivência profissional e organizacional. Isso provoca mudanças que em todas as estruturas existentes no mundo, principalmente naquelas querem se tornar mais competitivas. O que parecem complexo e muito complicado pode ser resolvido por um ato extremamente humano, designado pela palavra ‘‘diálogo’’, derivada do grego dilá ‘‘através de’’, logos “palavra”. Etimologicamente pessoas ou mais pessoas, entidades, instituições, povos e nações; falar alternadamentente; conversar; travar ou manter entendimento com vista a solução de problemas comuns; trocar experiências e pontos de vista diferentes; ou seja, basicamente, diálogo significa comunicar- se para viver bem.

Imagem Institucional

A comunicação deixou de ser um meio para ser como ferramenta estratégica de resultados das empresas e corporações, na Europa, há pelos menos dez anos. A União Europeia incluiu no seu bord. a área de comunicação, que se reporta diretamente ao presidente. Hoje, a sobrevivência as empresas e de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.

Sua Excelência, o cliente

No cenário de internacionalização da economia, que destaca o papel do cliente-consumidor, crescentemente mais exigente, a comunicação empresarial e o Constant aperfeiçoamento dos recursos humanos passam a exercer função básica na moderna gestão empresarial. Diante desse quadro, o novo papel despenhado pela comunicação empresarial contribui para a concretização das metas de sobrevivência das empresas. O cliente e seu direito de informação

O acesso a informação objetiva, clara e precisa sobre o produto colocado no mercado ou sobre o serviço oferecido, suas características, qualidades e riscos, dentre outros, constitui direito básico e princípio fundamental do consumidor.

O Público que se dane!

A empresa deve investir em comunicação para ser bem informada e bem informar a opinião pública sobre tudo o que envolve a sua atuação, seus produtos e serviços. A abertura para comunicação, falar e ouvir, deve estar incorporada à cultura da empresa. Não podemos nunca esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal elemento. Atualmente, uma empresa divulga o que quer por meio da propaganda. Porém, a cidadania empresarial recomenda que ela informe o que é importante pra seus clientes e à sociedade de um modo geral.

O DIREITO À INFORMAÇÃO É ASSEGURARADO A TODOS OS CIDADÃOS PELA CONTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

Titulo VIII – Capítulo V DA COMUNICACAO SOCIAL

Art.220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão, a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta constituição. Art.221- A produção e a programação das empresas das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes: I – preferência a finalidade educativas, artísticas, culturais e informativas; II – promoção a cultura nacional e regional etc. III - regionalização da produção cultura etc. IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. Art. 222 – A prioridade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais dez anos, aos quais caberá a responsabilidade por sua administração e orientação intelectual .Art.223 – Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens , observando o princípio da complementaridade dos sistemas privado público e estatal.

Art.224- O congresso nacional instituirá como órgão auxiliar, conselho de comunicação social, na forma da lei.

O cliente precisa ser visto como um consultor, alguém que pode orientá-lo na árdua tarefa de oferecer serviços cada vez melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com