TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Casos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

A Ciência “Comunicação Empresarial”

Um dos maiores problemas de qualquer língua atual, no nosso caso a portuguesa, é a rapidez com que as expressões “entram” e “saem” da moda. Isto é um grande problema para as empresas, pois pode levá-las ao descrédito. Por isso a importância das normas gramaticais serem respeitadas e do uso adequado da forma de falar, nos corredores das corporações.

A disciplina “Comunicação Empresarial” é uma ciência relativamente nova no Brasil, cujo início vem da linguagem utilizada pelo jornalismo empresarial em confronto com a linguagem de marketing das empresas: enquanto uma se atinha aos fatos reais dos acontecimentos das empresas e do mercado no qual estavam inseridas, a outra tinha por objetivo a divulgação e a venda dos produtos e/ou serviços por elas produzidos.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a perceber que deveriam unificar a linguagem para que a imagem corporativa não fosse arranhada, causando prejuízos irreparáveis. Para tanto, foi necessária a centralização do poder decisório dos planos de comunicação das empresas.

Hoje, faz-se cada vez mais necessário o olhar adequado aos processos de comunicação das empresas, internamente, pois a globalização – por meio do uso da comunicação das organizações através da internet – tem acelerado o conhecimento da informação, de forma instantânea. Ademais, os processos de fusão empresarial, o advento das novas tecnologias a serviço da comunicação e a obrigatoriedade das novas certificações dos processos de produção obrigaram e ainda obrigam as empresas a tratarem a comunicação como uma ferramenta estratégica e que tem poder de impactar nos resultados financeiros e na sobrevivência das organizações, a longo prazo.

Como conseqüência, cada vez mais as empresas são obrigadas a se adaptarem às transformações tecnológicas e culturais, onde estão inseridas, a fim de se adequarem ao mercado no qual estão inseridas, mantendo a competitividade.

Internamente, as empresas foram também obrigadas a se adaptarem, informando aos funcionários acerca de tudo o que as envolve, além de se adaptarem aos novos modelos e conceitos administrativos - e até mesmo comerciais -, cada vez mais dinâmicos no século XXI. Assim, a comunicação, dentro e fora das dependências da organização, deve ser tratada de forma estratégica, uma vez que faz parte de todas as atividades que a envolve. Como se não bastasse, seus gestores devem ser dotados de uma visão sistêmica, holística, do todo.

Hoje, a comunicação empresarial é vista como uma atividade multidisciplinar que forma e mostra à sociedade a personalidade individual da empresa, cuja linguagem da Assessoria de Imprensa (ou Relações Públicas, ou Jornalismo Empresarial) da corporação tem de estar alinhada com a linguagem de marketing, com a linguagem comercial. O mesmo deve acontecer quando a empresa participar de uma atividade de lobby (atividade de defesa dos interesses, neste caso, da empresa), junto ao governo, por exemplo.

É muito comum as empresas divulgarem as suas ações de responsabilidade ambiental, ou de responsabilidade social, divulgando a imagem de “empresa verde”, aquela que cuida do meio ambiente, ou aquela que se preocupa em reparar a natureza, de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com