TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Monografias: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 1 Comunicação Empresarial

o discurso e o ouvinte como os componentes do processo de comunicação, em que a produção do discurso buscava prever a reação do ouvinte, visando à forma mais eficiente de persuadi-lo, principal característica da arte da retórica”. A qual modelo de comunicação o texto acima se refere?

Resposta: Modelo Aristotélico

Após muita confusão, ao término da reunião, alguns funcionários comentaram que não entenderam nada do que se foi dito e que não sabiam explicar o que não tinham entendido. Possivelmente, aqui temos um problema com ..

Resposta: repertório

Podemos considerar essas unidades menores como as formas que representam as ideias e as emoções para melhor compreender, interpretar, analisar, conhecer o mundo" (material referencial da disciplina de Comunicação Empresarial da UAM).

Resposta: signo

Para o autor Juan Bordenave (1982), o ato de comunicação é sinônimo de:

Resposta: participação

Sabemos que existe uma relação entre a comunicação e a sociedade. Qual é a relação existente?

Resposta: Para existirem, uma depende da outra

Atividade 2 Comunicação Empresarial

Hoje sabemos que a comunicação passou por várias mudanças. Uma delas foi a da antiga ideia de que a comunicação servia para “dar recados” para a criação de departamentos de comunicação, departamento de mídias, departamento de internet com análise das redes sociais etc.

Resposta: clientes, acionistas, fornecedores e funcionários

Os planos de saúde eram diferentes para cada grupo de funcionários que compunham a empresa. Muitos funcionários reclamaram e alegaram que ficaram confusos sobre seus benefícios. Nesse caso, temos um problema de comunicação de:

Resposta: canal de comunicação visual/escrito

A comunicação de uma empresa é responsável pela:

Resposta: organização, desenvolvimento e sobrevivência da empresa envolvendo tanto a comunicação interna como a externa.

Como você pôde perceber, e isso faz parte do cotidiano das grandes empresas, a empresa acima está trabalhando com um canal da comunicação:

Resposta: visual escrito

“Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnica” (1996), Francisco G. Torquato do Rego, existe uma alternativa que pode ser aplicada ao que seria um problema. Segundo o autor:

Resposta: Deve-se utilizar o que está sendo dito, comentado, o informal, sobre o formal e explorá-lo. Dessa forma, observar e ampliar a percepção da empresa sobre as pessoas e seus grupos.

Atividade 3 Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial faz uso de muitas linguagens. Uma delas é a das relações públicas que serve para:

Resposta: tentar garantir a simpatia da sociedade, a fidelidade dos consumidores e um ótimo relacionamento com sindicatos, governos e trabalhadores

Hoje existem empresas que possuem até o “departamento de internet”. Os departamentos de comunicação, além de contribuírem para a definição e concretização das metas e objetivos da empresa, promovem:

Resposta: integração e equilíbrio entre os departamentos; pesquisas, táticas, estratégicas, normas, canais, fluxos e planos de comunicação

As redes sociais é uma forma da empresa conhecer seus clientes e entendê-los através das ferramentas que mostram o perfil do público que acessa a página da empresa, os comentários, as comunidades e os fóruns. Outras formas de ouvir e saber o que os clientes querem e como eles são é por meio:

Resposta: do ombudsman

Todos os noticiários que abordaram essa notícia disseram que “a empresa se recusou a falar sobre o assunto”.

Resposta: o departamento de comunicação jamais deve se “proteger” não respondendo aos assuntos que estão relacionados à empresa. Essa dúvida pode, ainda mais, caracterizar que a empresa tem uma provável culpa, mesmo não tendo

A elaboração de house organ, press-release, press-kit e media training são atribuições de qual profissional da comunicação?

Resposta: jornalista

Atividade 4 Comunicação Empresarial

O valor para propagandas era conhecido e suficiente. A empresa já tinha seu objetivo traçado para a comunicação que era aumentar as vendas, mas faltou uma análise importante. O produto não obteve sucesso e a empresa se frustrou com os resultados. Qual seria essa análise?

Resposta: do público-alvo

Os profissionais de comunicação são responsáveis pelos programas e projetos de comunicação empresarial e pelo planejamento de estratégias e de ações de comunicação. Esses profissionais devem estar sempre atentos:

Resposta: às oportunidades, ameaças, riscos e tendências do mercado

Qual é a importância da credibilidade da imagem que uma empresa passa aos seus consumidores? Segundo Argentin (2006), a imagem que um determinado público pode ter sobre uma empresa interfere...

Resposta: no fracasso ou sucesso da empresa na realização de seus objetivos

É de extrema importância conhecer essas variáveis para que a comunicação seja adequada, satisfatória e eficiente. Segundo o que você leu no material referencial, elas se dividem em:

Resposta: análise do público-alvo de relevância, transmissão eficaz da mensagem e definição da estratégia geral da empresa para a comunicação

“Tornar mais equilibrados os fluxos da comunicação” é uma ferramenta relacionada com:

Resposta: as necessidades estratégicas para a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com