TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Casos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina Introdução a Banco de Dados / Banco de Dados I

Aula Atividade N°02 Conceitos Básico

QUESTÕES:

1. Descreva sobre o Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

R: Software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados (Heuser).

2. Comente alguns aspectos sobre a Vulnerabilidade.

R: A vulnerabilidade ou falhas no banco de dados acontece geralmente quando: há usuários com senhas fracas ou em branco; funcionalidades desnecessárias; gerenciamento de configuração falha; banco de dados sem correções. Essas vulnerabilidades também são conhecidas como bug.

3. Faça um breve resumo dos modelos de banco de dados

a) Modelo Hierárquico : é um tipo de sistema de banco de dados que conecta registros numa estrutura de dados em árvore através de ligações de tal modo que cada tipo de registro tenha apenas um possuidor.

b) Modelo de Rede: Esse modelo é uma extensão do modelo hierárquico.Os dados são representados por uma coleção de registros e os relacionamentos por meio de links.

c) Modelo Relacional : Este Modelo seria mais flexível e apropriado ao solucionar os vários problemas que se colocam no nível da compreensão e implementação da base de dados. É um modelo padrão usado para aplicações comerciais, devido à sua simplicidade .

d) Modelo Orientado a objetos: Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, utilizando a orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas.

e) Modelo Dimensional: é uma técnica de projeto lógico, normalmente usada para data warehouses que contrasta com a modelagem entidade-relacionamento. A modelagem dimensional é a única técnica viável para bancos de dados que devem responder consultas em um data warehouse. Nessa modelagem, existem basicamente dois modelos a serem seguidos:

Modelo Estrela: Mais simples de entender, nesse modelo todas as dimensões relacionam-se diretamente com o fato.

Modelo Floco de Neve: Visa normalizar o banco, esse modelo fica mais complicado do analista entender, nele temos dimensões auxiliares.

4. Comente a respeito das figuras abaixo:

a) A figura refere-se a um modelo hierárquico.

Projeto Conceitual: Modelagem dos requisitos de dados através de diagramas de entidades de relacionamentos, de classes ou objetos.

Projeto lógico: Mapeamento do esquema conceitual para o modelo de dados do SGBD , escolhido através de diagrama de estrutura de dados (DED)

Projeto Físico: Mapeamento do esquema lógico para os tipos de dados e restrições de integridade do SGDB escolhido.Criação de visões e índices.

b)

Esquema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com