TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Trabalho Escolar: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de incubação de empresas

Guarulhos, felizmente, tem se notabilizado por possuir uma das melhores incubadoras de empresas de base tecnológica do Estado de São Paulo. Todo esse processo é fruto de um trabalho de gestão competente e um exemplo de articulação entre entidades, envolvendo o ternário academia, organizações privadas e o poder público.

Num primeiro olhar, centrado nos resultados atuais, fica difícil imaginar toda complexidade e a quantidade de trabalho (submerso) que foi desenvolvido a partir de meados de 2008. Inicialmente, com a composição de uma equipe técnica altamente qualificada (núcleo gestor), com a missão inicial de diferenciar e fornecer critérios objetivos sobre o objeto da incubadora de empresas tecnológicas. O trabalho envolveu definir o referencial da incubadora  e posterior sensibilização e disseminação para os parceiros, produzindo os instrumentos, tais  como, os manuais internos, regimento, contratos, editais de chamamento de empresas e seleção de consultores e equipe de operacional.  

Paralelamente, foi elaborado o programa de gestão do processo de incubação, inédito pelo fato de preconizar o acompanhamento de três variáveis de maneira simultânea, a saber: competências (empreendedor), nível de maturidade (empresas) e ciclo de vida. Destaca-se que esse programa coordena o trabalho do gerente e de todas as consultorias.

A constituição do comitê técnico com representantes de diversas entidades no município permitiu o envolvimento das diversas entidades com a realidade das empresas incubadas e também, permitiu a participação ativa na seleção das mesmas, ou seja, a decisão da aceitação das empresas passa pela decisão um colegiado.

No campo das articulações, merecem registro: a aproximação com Vigilância Sanitária local e Cetesb para facilitação na obtenção de licenças obrigatórias; o novo convênio com Sebrae-SP permitindo recursos para contratação de serviços técnicos especializados e atividades de acesso ao mercado para às empresas incubadas; o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo que traz credibilidade e a possibilidade de conseguir recursos para a incubadora; os diversos acordos de cooperação do Núcleo Acadêmico da AGENDE, que já traz resultados práticos, como a utilização dos laboratórios da Universidades de Guarulhos por empresas da incubadora; o interesse de empresas formadas por alunos da USP/Leste em participar da nossa incubadora, as monografias que estão sendo desenvolvidas pelas instituições acadêmicas do município, tendo a incubadora e as empresas como objeto de pesquisa. Por fim, a aprovação do projeto com o CNPq para estruturação da gestão e recursos para infraestrutura da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos.

Na essência, os resultados significam o compromisso com a excelência demandando maior responsabilidade e para esse novo ciclo, que se inicia.

A Incubadora

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos nasceu em cinco de Outubro de 2005 como fruto da parceria entre SEBRAE, AGENDE, CIESP Guarulhos, ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica), ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) e Prefeitura, com o objetivo de criar uma cultura de planejamento, gestão e inovação empresarial, auxiliando na formação de empresas fortes e competitivas.

No ano de 2007 firma seu primeiro acordo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

Em 2009, a Incubadora muda de localização para melhor atender seus incubados. Tornando-se o embrião do Parque Tecnológico de Guarulhos, passa a abrigar no local o Núcleo do Pq. Tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com