TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Oral E Escrita- gêneros Técnico-profissionais: E-mail

Exames: Comunicação Oral E Escrita- gêneros Técnico-profissionais: E-mail. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

O e-mail causou grande impacto nas relações de comunicação entre pessoas e organizações. Sem dúvida, a comunicação que antes era feita por telefone e correios aumentou, significativamente, a velocidade de transmissão da informação. Entretanto, a rapidez da escrita faz com que se usem abreviações e textos mais curtos e menos elaborados.Você acha que a escrita utilizada nos e-mails prejudica a escrita mais formal? Por quê?

Opinião 1: Da mesma forma que o uso de abreviações, gírias e

Da mesma forma que o uso de abreviações, gírias e expressões menos nobres podem dificultar a transmissão de uma mensagem o uso exagerado de formalismo pode reduzir a aceitação da mensagem por parte do leitor.

Mesmo dentro do instrumento email devemos ter em mente qual o objetivo da nossa mensagem.

Se eu desejo convencer um cliente de comparecer a um evento organizado em minha companhia por exemplo, e eu o conheço pessoalmente e tenho uma certa abertura eu posso fazer uso de uma linguagem mais simples e menos formal.

O erro mora nos extremos. Devemos ponderar sempre onde estão os limites e manter uma distância segura dos mesmos.

Ser formal sem parecer pedante e ser informal sem parecer desrespeitoso.

Opinião 2: Na minha opinião o único problema é o tipo de linguagem indevida, nós não podemos escrever um e-mail para uma empresa do mesmo jeito que escrevemos um e-mail para algum amigo, por exemplo. Um texto mais curto não significa que vai ser um texto menos formal, só devemos ter atenção com o uso de gírias, que nesse tipo de texto não é muito aconselhável.

Opinião 3: Depende de como a pessoa se relaciona com tal procedimento. Temos que entender que existem vários "tipos" de escrita. Assim como no estudo das lições anteriores, onde existem formas diferente de se falar de acordo com a situação, o mesmo ocorre com o email. A comunicação por e-mail (ou outra forma de comunicação escrita), é apenas um meio ou ferramenta de comunicação. O que determina seu caráter é o objetivo a ser utilizado. Existem formas de se utilizar o email. Por exemplo, se preciso informar alguém do qual desconheço, tento utilizar a linguagem o mais formal possível para facilitar o entendimento do maior número de possibilidade de pessoas. Ao se comunicar com pessoas mais próxima, a comunicação costuma ser mais frouxa.

Opinião 4: Não, prejudica.Tendo o discernimento de quando e onde pode ser utilizada os certos tipos de escritas, não há nada que prejudique o entendimento de ambos os envolvidos.

Temos que ser formais com os formais e informais com os informais. E habituar-se ao grupo que será dissertado. Só não pode criar o costume de ser exagerado nas abreviações. Há momentos e momentos.

Opinião 5: Pode vir a atrapalhar, depende de quem escreve, se for uma pessoa conhecedora da forma padrão e conciente de que as abreviações são para economizar tempo, esses erros não irão ocorrer quando estiver escrevendo um texto mais formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com