TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratar Amigos

Exames: Contratar Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

CABECEIRA, Paulo Ricardo Alves

COQUEIRO, Flávia Trindade

RESUMO: O artigo teve por objetivo analisar a percepção do consumidor frente às empresas socialmente responsáveis, determinando os impactos sociais e ambientais e a influência destas empresas sobre o consumidor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do acervo de livros e periódicos publicados em revistas e anais, cujas informações foram analisadas e distribuídas em temas de acordo com os objetivos. Verificou-se que as empresas socialmente responsáveis se preocupam com a preservação do meio ambiente e com a sociedade, além de influenciar na decisão de compra dos consumidores. Sugere-se, portanto, que as empresas divulguem mais intensamente o tema responsabilidade social, assim como suas ações e produtos.

PALAVRA-CHAVE: Consumidor. Empresas socialmente responsáveis. Impactos sociais e ambientais. Decisão de compra.

1 INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Social tem sido alvo de inúmeros debates, no Brasil e no mundo, porém há pouca abordagem do tema na ótica do consumidor, existindo, assim, poucos estudos que tratam da percepção dos consumidores em relação ao comportamento socialmente responsável das empresas.

Segundo Correa e Ferreira (2000), empresas socialmente responsáveis são aquelas que se preocupam com a sociedade e têm uma visão empresarial de que tudo o que é feito pela

organização gera uma variedade de impactos diretos e indiretos dentro e fora dela, realizando ações que atendam os consumidores e empregados até a comunidade e o meio ambiente.

Frente ao exposto, este estudo foi idealizado em virtude de ter observado a importância da divulgação sobre as ações responsáveis para a população, uma vez que a disseminação de informações pode influenciar nos resultados sociais pretendidos pela empresa.

Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar a percepção do consumidor frente às empresas socialmente responsáveis, determinando os impactos sociais e ambientais e a influência destas empresas sobre o consumidor.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do acervo de livros e periódicos publicados em revistas e anais, cujas informações foram distribuídas de acordo com os seguintes temas: conceito de responsabilidade social corporativa, a percepção do consumidor perante empresas socialmente responsáveis, os impactos sociais e ambientais produzidos por estas empresas e a influência das empresas socialmente responsáveis sobre o consumidor.

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

2.1 Conceito

Há algumas décadas o tema responsabilidade social corporativa vem sendo discutido no meio acadêmico e empresarial. Revistas, jornais, artigos científicos, dentre outras fontes de informação têm tratado dessa questão, mostrando sua importância para a sociedade e para o mundo (SILVA; BERTRAND, 2009).

Mais recentemente, observa-se uma transformação no próprio

conceito: de uma concepção antes baseada na caridade e no altruísmo, para uma associação entre responsabilidade social e estratégia empresarial (SERPA; FOURNEAU, 2007).

Segundo Silva e Bertrand (2009), a responsabilidade social corporativa é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

A busca por uma atitude de responsabilidade social corporativa fez surgir um campo de estudo amplo dentro da administração e do marketing. Estudos nesta área partem do interesse em se entender como a percepção dos consumidores a respeito das empresas e de suas ofertas é formada e influenciada. Entretanto, poucos estudos tem enfatizado a influência das empresas socialmente responsáveis no processo de decisão de compra do consumidor (SERPA; FOURNEAU, 2007).

Para Titus e Bradford (1996), os consumidores do novo milênio estão mais bem informados e educados sobre seus direitos e sobre a responsabilidade das empresas para com a sociedade.

Dado o fato de que a responsabilidade social corporativa é um tema em constante evolução, nem todos os indivíduos conhecem especificamente sua definição e natureza. Todavia, nos últimos anos, muitos cidadãos passaram a incorporar o exercício da consciência social em sua

prática de consumo e há uma constante ascensão, por parte das empresas dos mais diversos setores, da adoção de critérios de legitimidade relacionados às suas práticas éticas e sociais (SILVA; BERTRAND, 2009).

O aumento dessas discussões e a busca da adequação das empresas às ações socialmente responsáveis podem estar atrelados às carências do setor público em sanar as principais necessidades ou dificuldades da população. Muitas empresas passam a desenvolver iniciativas sociais com o entendimento de que elas precisam ter boas relações com a comunidade a qual se inserem, oferecendo resultados positivos aos seus parceiros e bem estar aos funcionários, além de dispor de produtos e serviços de qualidade (MACÊDO; OLIVEIRA, 2012).

2.2 Percepção do consumidor perante as empresas socialmente responsáveis

A visão dos consumidores pode diferir quanto aos propósitos das ações socialmente responsáveis de uma empresa. Alguns podem enxergar uma válida iniciativa de desenvolvimento social comunitário ou no âmbito interno, outros podem notar um interesse claro por resultados econômicos que podem ser originários pelo desempenho social da empresa. Portanto, torna-se necessário a divulgação das ações sociais pelas empresas (MACÊDO; OLIVEIRA, 2012).

Silva e Bertrand (2009) afirmam que para os consumidores serem influenciados no seu processo decisório de compra por produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis, é necessário que eles saibam primeiramente o nível de responsabilidade social das empresas.

Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com