TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças ducação

Seminário: Crianças ducação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Seminário  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2

Estar alfabetizado é a melhor dádiva que uma criança possa obter que começa desde a sua infância até a fase adulta. Assim ao estar alfabetizado aprendemos a ler, a escrever, a expressar, a interpretar melhor os nossos sentimentos diante da sociedade.

Estar alfabetizado é o caminho para novos conhecimentos cognitivos, lingüísticos, econômico, cultural e social.

Estar alfabetizado é encaminhar a criança para o aprendizado inicial da leitura e da escrita, dando a ela a capacidade de codificar os sons da fala transformando-os em sinas gráficos, enquanto na leitura a capacidade de decodificar os sinais gráficos transformando-os em sons.

O desenvolvimento dessas capacidades lingüísticas de falar e ouvir, ler e escrever com compreensão, não ocorre de um dia para outro ela precisam ser ensinadas e inseridas diariamente no cotidiano dessas crianças, isso ocorre principalmente nos anos iniciais da e-

ducação infantil.

E é muito importante para uma compreensão melhor de alfabetizar que sejam ensinados conforme situações do dia a dia do cotidiano da criança, para que se alcance o domínio de ler e escrever.

Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita. De acordo com suas conclusões, desempenhos díspares apresentados por crianças de classes sócias diferentes na alfabetização não revelam capacidades desiguais, mas o acesso maior e menor a textos lidos e escritos desde os primeiros anos de vida.

E no que diz a respeito das cartilhas Emilia Ferreiro descarta essa possibilidade de aprendizagem, no qual em 1986 em que fui alfabetizada era somente com cartilhas e de forma bem pobre de se aprender, tendo a visão de que a criança não poderia aprender além do que se poderia ensinar.

Embora nos dias de hoje haja professores que rotulam os alunos, lembro-me que na minha época não era diferente

Passo 3

O que significa estar alfabetizado?

Estar alfabetizado é quando o individuo por meios de códigos conseguem se interagir por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com