TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa

Por:   •  26/10/2022  •  Bibliografia  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Emanuelle de Araújo Teles

Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa (FLC3232LED) – Estágio Curricular Obrigatório III – Ensino Médio

TUTOR EXTERNO: Maria de Fátima Batista da Silva

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA -  RESPONSABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Rio Branco - Acre

2022/1

SUMÁRIO[a]

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

  1. 1 PARTE I: PESQUISA
  1. 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Formação do professor de Língua Portuguesa

Programa de Extensão: Formação e Capacitação Docente

Projeto de Extensão: O planejamento de aula para plataformas de educação on-line

Produto Virtual: Videoaula

Tema: Responsabilidade Social em relação à Educação Inclusiva

A área de concentração escolhida para o presente estudo é a “Formação do professor de Língua Portuguesa”, relacionando o mesmo à temática da “Responsabilidade Social em relação à Educação Inclusiva”. Ainda, urge ressaltar que a escolha para a pesquisa foca na formação dada aos graduados em Língua Portuguesa e a relação dos mesmos com a prática efetiva da docência, sendo crucial estudar e questionar a mesma sob uma ótica da inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.                                                                 Nesse diapasão, é crucial destacar que o planejamento de aulas e a formação dos professores nas licenciaturas contribuem para uma reescrita do espaço escolar entre aluno-professor. Ainda, é necessário que destaquemos a responsabilidade societária que esse grupo desenvolve ao tomar para si uma posição importante de mediador em relação aos conhecimento perpassados para aqueles que dependem de uma Educação Especial inclusiva e efetiva.

  1. 1.2 OBJETIVOS
  • Debater e a verificação dos principais fatores que justificam as implicações dos procedimentos de inclusão social no sistema educacional brasileiro;
  • Levantar questões a respeito da responsabilidade social e inclusão no ensino;
  • Abordar sobre a formação de aulas e massificação de conteúdos essenciais para a formação do docente em relação à Educação Especial.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade escolar.
  • Abordar a concepção histórica da inclusão brasílica.
  • Questionar a respeito dos métodos de trabalho e formação dos profissionais escolares.

  1. 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        “Uma criança não está geneticamente programada para viver em sociedade: não sabe falar, andar, ir ao banheiro ou usar as técnicas para sua subsistência e proteção. É necessário ensinar-lhe como se comportar, como viver em sociedade”. (LEAL, 2011, p.29).

Neste sentido, a educação inclusiva, parte do postulado de que cada um possui o direito à participação ativa na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade.

A Educação Especial está inserida no contexto de todos os níveis de educação e é responsável pelo atendimento educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais que incluem alunos com dificuldades no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, menta ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos. (WERNECK, 1999 p. 23).

O presente estudo se molda, pois, apesar de muito se falar sobre a inclusão, o que pode se perceber é que, infelizmente, segundo Werneck, (1999), ainda há uma resistência, por parte das escolas, em relação à concretização de fato dessa inclusão, principalmente ao se abordar a questão da formação do docente.

As práticas de responsabilidade social são vistas como fundamentais no mundo contemporâneo em todas as dimensões sociais, porém, a verdadeira preocupação por responsabilidade social consiste na adequação de produtos, serviços, instalações e operações das organizações aos princípios e valores ético-sociais. A participação da escola na construção do bem comum constitui o núcleo da construção da sua responsabilidade social. Ashley (2002, p. 6-7).

Ainda, é crucial destacar que, ao londo da história da humanidade, pode-se observar que as concepções sobre a deficiência foram buscando a evolução “conforme as crenças, valores culturais, concepção de homem e transformações sociais que ocorreram em diferentes momentos históricos” (BRASIL, 2001 d, p.25).

Afinal, para desenvolver a competência tão criativa e complexa de ser docente, não basta uma formação acadêmica; é necessária também uma formação profissional (CAMPOS, 2002). Por isso, conforme Schön, (2000), existem zonas práticas indeterminadas, por exemplo, incertezas, singularidades e conflitos de valores que fazem parte do cotidiano acadêmico, e que o professor deve enfrentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (451.8 Kb)   docx (350.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com