TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS PARA O gestor moderno

Tese: DESAFIOS PARA O gestor moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Com o crescimento econômico e com o aumento de concorrência, surgiu a necessidade de que as empresas possuíssem um diferencial competitivo para sair a frente das outras e se manter no mercado. Para que as empresas obtivessem uma vantagem perante as outras, muitas passaram a valorizar ainda mais o conhecimento de seus funcionários (capital humano), outras investiram em uma maior participação dos funcionários nas decisões da empresa, dentre outras ações, e tudo isso sendo possível por intermédio das ferramentas de tecnologia. Portanto, essa atividade colaborativa irá mostrar a relação que deve ser levada em conta para uma empresa se tornar competitiva, que é a relação entre Gestão Empresarial e Tecnologias.

AULA TEMA 1: DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

• Um gestor organizacional precisa estar atento e sempre preparado para as mudanças que possam vir a acontecer. Precisa coordenar os recursos humanos, materiais e naturais da empresa para que possa alcançar da melhor maneira possível o objetivo proposto.

• Conforme o vídeo da Biografia de Abílio Diniz, onde explicou sobre o desenvolvimento da padaria do pai até se tornar o Grupo Pão de Açúcar, Rede de supermercado de Grande Porte. Abílio é um exemplo de gestor organizacional excelente. Comparando com alguns aspectos do Capitulo 1 e 2 do livro texto, o gestor precisa compreender as diversas situações, tanto dentro da empresa quanto fora dela, pois precisa estar atento com relação ao que ocorre em torno do mundo. Precisa ser flexível para mudar quando for necessário e Abílio soube a hora de mudar, planejou e coordenou os recursos da empresa na transformação de padaria para supermercado. Ele soube agir da melhor maneira, tomando decisões acertivas para o sucesso da organização. Abílio tinha conhecimento sobre o que ocorria em torno do mundo, economia, política, e isso ajudou a seguir com a empresa e lidar preparadamente com as mudanças.

• Portanto, podemos chegar à conclusão da importância da preparação do gestor, da visão de mundo, de possuir uma visão empreendedora. A organização cresce , quando possui um gestor preparado, que motiva os funcionários a atingirem os objetivos. Um gestor precisa acreditar na qualidade de seu trabalho e tomar as decisões mais assertivas para sua empresa.

AULA TEMA 2: GESTÃO CONTEMPORÂNEA DA QUALIDADE

Ferramenta 5S é uma ferramenta de qualidade que foi criada pelos japoneses como uma maneira de se reerguer após a destruição que ocorreu devido à guerra. Essa ferramenta tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho até chegar à competitividade organizacional. Essa ferramenta proporciona um ambiente de trabalho limpo, organizado e disciplinado, e é formada por 5 Sensos:

1-Senso de Utilização 2-Senso de Arrumação 3-Senso de Saúde e Higiene

4-Senso de Limpeza 5-Senso de Autodisciplina

Foi aplicada essa ferramenta em meu local de serviço, em uma secretaria escolar. Observe o antes e o depois.

FOTOS

Antes Depois

Como é mostrado nas fotos, realmente a implementação da ferramenta 5S colabora com um ambiente muito mais organizado e fácil de trabalhar, mas é preciso ter autodisciplina para mantê-lo assim. Um ambiente limpo, bem organizado, arrumado, proporciona mais motivação aos funcionários tanto para trabalhar de forma muito mais agradável, quanto para querer preservar esse ambiente. Não é uma ferramenta difícil de ser aplicada, mas por outro lado também não é fácil porque exige a disciplina de cada integrante, talvez algumas empresas não possuam uma infraestrutura adequada para se implementar. É preciso ter armários, arquivos, manter a higiene, pois manter esses fatores trazem benefícios intangíveis e duradouros para empresa.

AULA TEMA 3 TECNOLOGIAS: TERCEIRIZAÇÃO, BENCHMARKING E OBM.

• Entre as ferramentas de tecnologias Terceirização, Benchmarking e Open Book Manager, nosso grupo escolheu a ferramenta de tecnologia Benchmarking para abordar as características, benefícios da implementação e justificativa de indicação.

Benchmarking: Quando utilizado de forma correta, essa ferramenta se torna uma poderosa tecnologia capaz de melhorar a organização. Benchmarking é uma técnica que consiste em analisar outras empresas concorrentes de grande sucesso de modo a comparar as atividades dela para compreender aonde e como pode melhorar. Essa analise é feita a partir de algumas questões: Como aquela empresa conseguiu alcançar tanto sucesso? O que elas tem feito para atingir seus objetivos com excelência?

• O Benchmarking tem sido utilizado pelas empresas, tem sido parte da cultura da organização, sendo internalizado para que os funcionários compreendam a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento da empresa. Essa tecnologia possui processos de pesquisas que podem ser exploratórios ou não, mas deve ser utilizada com bom senso e critério, pois é uma ferramenta de comparação e não de cópia. Podem ser comparados os serviços, os produtos, as ações e dessa forma é encontrado o que poderá ser melhorado ou refeito dentro da Empresa. Existem quatro tipos de Benchmarking:

Benchmarking Interno: onde a empresa examina as atividades dos processos da outra empresa. Benchmarking Competitivo ou Setorial que é baseado na observação do que as outras empresas concorrentes fazem para alcançar a vantagem competitiva. Benchmarking Genérico, onde a observação é mais ampla e não se prende, portanto, somente em vantagem competitiva. Benchmarking Funcional,é desenvolvido com a empresa parceira com relação a um processo especifico.

Essa Tecnologia possui quatro etapas, o primeiro é o planejamento, onde são identificadas quais atividades devem ser aperfeiçoadas e quais serão os critérios de comparação e qual será a empresa-parceira. A segunda etapa é a coleta de dados, onde será coletado o máximo de informações possíveis sobre essas entidades por meio de jornais, revistas; depois serão realizadas entrevistas com cada uma, por meio de questionários, há reuniões também com os gestores. A terceira etapa passa a ser a comparação, onde é feito um ranking das atividades de acordo com os diferentes fatores que foram analisados. Também podendo haver comparação de desempenho. Por ultimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com