TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Do Novo Gestor De Rh

Pesquisas Acadêmicas: Os Desafios Do Novo Gestor De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 OS DESAFIOS DO NOVO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS 4

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscarei dissertar sobre a interligação de alguns conceitos estratégicos na formação de um gestor de Recursos Humanos.

Primeiramente citarei algumas Teorias da Administração, demonstrando a importância desse conhecimento, mesmo que alguns as considerem ultrapassadas e discorrerei sobre os desafios pertinentes ao novo perfil do Gestor de Recursos Humanos.

1. OS DESAFIOS DO NOVO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

O movimento da administração cientifica que teve origem com os trabalhos de Frederick W. Taylor (1836-1915), nos EUA, e de Henri Fayol (1841-1925), na França. com o objetivo fundamental de proporcionar a fundamentação cientifica às atividades administrativas substituindo a improvisação e o empirismo.

A partir de observações Taylor percebeu que os operários produziam menos do que o seu potencial e assim desenvolveu o seu sistema de administração científica, que se fundamentou na padronização dos movimentos dos trabalhadores, com o objetivo da redução do tempo de produção e o aumento do lucro.

Já Fayol, que foi na grande parte da sua vida diretor de grandes minas e usinas siderúrgicas, contribuiu para atribuir aos subordinados uma capacidade técnica, que leva em consideração os princípios conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

A partir da década de 20 teve ênfase o estudo dos fatores psicológicos e sociais na organização o pioneiro nessa linha de pensamento foi o psicólogo americano Elton Mayo (1890-1949), com as suas experiências e as outras que se seguiram, foram ressaltados os fatores psicológicos e sociais na produção, assim as relações humanas no trabalho, a comunicação, motivação e liderança passam a ser consideradas na administração de pessoal.

O desempenho da organização deve levar em consideração a influência dos grupos no ambiente de trabalho. Os grupos podem ser formais ou informais.

Os grupos formais são aqueles em que as pessoas que formam o grupo são indicadas pela administração para compor uma unidade de trabalho podendo haver vários grupos formais em uma organização.

Os grupos informais são formados por pessoas que convivem no mesmo ambiente por certo tempo, essas pessoas tem afinidades e compartilham valores e interesses, esses grupos podem ser observados em clubes, escolas e nas empresas; são formados pela iniciativa dos próprios membros e buscam satisfazer a necessidade dos indivíduos.

Como o desempenho das organizações depende das pessoas, o papel dos grupos é de fundamental importância para alcançar as metas e objetivos, o relacionamento interpessoal pode acontecer de forma harmoniosa e cooperativa através da partilha de conhecimentos e experiências como também pode ser conflituoso podendo causar até a dissolução do grupo.

Como podemos ver o comportamento humano e a sociedade está em eterna mudança a importância dos componentes curriculares estudados no 1° módulo do Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos dão ênfase as exigências de um novo mercado de trabalho.

A área de Recursos Humanos nas empresas, em há muito tempo convivendo com notícias das mais diversas origens, a maioria delas focadas sobre as mudanças que estão ocorrendo no contexto das relações humanas, trabalhistas, sociais e ambientais, isso em todo o mundo, é evidente e não temos como contestar.

Muitos dos assuntos que temos presenciados para a mudança de postura dos Gestores de Recursos Humanos, giram em torno de; Descentralização, Consultoria Interna, Planejamento Estratégico, Administração de Mudanças, Gerenciamento Participativo, Comprometimento, Envolvimento e Motivação dos Funcionários, etc.

E por fim quais serão os desafios a serem enfrentados e vencidos pela área de Recursos Humanos para se modernizar, tornando mais eficaz e competitiva dentro das empresas.

Enfim, o resumo de tudo é como trilhar um caminho, que sem desqualificar o atual estágio de desenvolvimento dos Recursos Humanos, possa impactar sensíveis mudanças no ambiente organizacional, elevando a qualidade, a produtividade e a competitividade das empresas.

Também não podemos esquecer que as organizações querem pessoas comprometidas e engajadas em seus objetivos, e que os RH tem evoluído muito nas últimas décadas, mas precisa evoluir mais. Cabe ao Gestor de RH, buscar novas fontes de estímulo, de recompensa e de contínua aprendizagem para as pessoas nas empresas. Assim, o RH deve ser o suporte de todas as mudanças almejadas, colocando em prática a missão, a visão, os valores, e a cultura da empresa. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela área de RH, está na demora em mostrar resultados de suas ações, o que pode ser solucionado com uma verdadeira e transparente política de comunicação e “feedback” praticados.

Portanto, se é nas dificuldades “que o soldado mostra o seu valor”, está na hora dos Gestores de RH, mostrarem também “a que veio’, nessa nova era chamada “era da velocidade e do conhecimento”.

Assim, os Gestores de RH, , devem se conscientizarem da importância que a oportunidade contida no cenário acima, lhes estão oferecendo, para iniciar um processo de mudança hoje mesmo.

O mercado da empregabilidade tem mostrado, que se os Gestores de RH não mudarem e se modernizarem em seu modelo de atuação, deixando de ser para alguns, “um mal necessário”, em pouco tempo estarão fora do mercado de trabalho.

A seguir, alguns desafios a serem enfrentados pelo atual gestor de RH, no desenvolvimento de seu processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com