TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial I

Trabalho Universitário: Direito Empresarial I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Direito Empresarial I

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A sociedade simples ou não empresária foi introduzida no direito brasileiro, a partir do novo Código Civil, em substituição à sociedade civil. O novo Código Civil deu um duplo sentido à expressão sociedade simples, que pode se referir ao tipo societário, como também à natureza da sociedade, que a distingue da sociedade empresária. Com base nestas considerações, responda aos questionamentos a seguir, com base nos artigos indicados.

Questão 1:

Faça uma leitura dos seguintes artigos, e em seguida, responda a seguinte pergunta: Uma sociedade simples pode se tornar uma sociedade empresária? Justifique a sua resposta, destacando as interpretações dos doutrinadores para a questão, com exemplo e jurisprudência para cada caso. Explique como a atividade intelectual se caracteriza um elemento de empresa e apresente um exemplo. Os exemplos não podem ser os que são apresentados nos artigos indicados para leitura. (3,0 pontos)

a) FORTES, José Carlos. Sociedade Simples e elemento de empresa. 05/02/2004. Disponível em <http://www.classecontabil.com.br/artigos/sociedade-simples-e-elemento-de-empresa>. Acesso em: 07 jan. 2015.

b) ALBUQUERQUE, Caio Márcio Brandão. A caracterização da atividade intelectual como empresária através do elemento da empresa. Nova Lima. Faculdade de Direito Milton Campos, 2006. Disponível em: <http://www.mcampos.br/posgraduacao/mestrado/dissertacoes/2011/caiomarciocaracterizacaodaatividadeintelectuaempresariaeleentoempresa.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2015.

Questão 2:

Joaquim, empresário individual que explorava serviços de transporte de cargas pesadas, faleceu em 8/3/2013, deixando seis filhos, sendo três – Elias, Caim e Abel – fruto de seu primeiro casamento com Zenaide (já falecida) e outros três – Pedro, Fábio e Francisco – de seu segundo casamento com Helena, atual viúva e inventariante do espólio dos bens deixados por Joaquim. Sendo assim, Helena é a atual administradora da atividade exercida pelo espólio, como sucessora do empresário falecido.

Caim resolve visitar o estabelecimento empresarial que fora titularizado por seu pai e constata que, dos 65 caminhões existentes antes, 23 estão no pátio estacionados e outros 22 cumprindo contratos, Os demais caminhões teriam sido vendidos por Helena, segundo informações dadas pelo supervisor do estabelecimento, a quem incumbe o controle dos veículos.

Por outro lado, Caim verifica enriquecimento súbito de Francisco e Fábio que, mesmo sendo estudantes, sem renda, compraram, respectivamente e em nome próprio, imóveis no valor de R$ 280.000,00 e R$ 550.000,00.

Com base no relatado acima, responda aos itens a seguir DE FORMA DETALHADA: JUSTIFICADA em preceitos doutrinários e FUNDAMENTADA na legislação vigente com pertinência ao caso.

I) Pode Caim, argumentando que suspeita da existência de desvio de bens do estabelecimento por Helena,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com