TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Interpretação E Produção De Textos

Artigo: Disciplina Interpretação E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 2 (adaptada de prova NP1 da disciplina Interpretação e Produção de Textos). “Garrafa de refrigerante”, “pratinho de bolo” e “copo de plástico” são termos que recuperam uma prática social: festa de aniversário. No entanto, no anúncio da figura a seguir, elementos linguísticos reforçam o uso desses termos com outra intenção. Aponte o único elemento (linguístico e contextual) que não é utilizado com a função de reforçar uma preocupação com o rio Tietê:

Fonte: Folha de S. Paulo, 22/09/2005, p. C -1.

a) Nem.

b) Muito menos.

c) Por favor.

d) Hoje.

e) Mas.

Questão 3 (adaptada de prova NP1 da disciplina Interpretação e Produção de Textos). Leia o texto abaixo, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.

A sociedade brasileira é violenta, sim; cordialmente violenta, desde a colonização. Mas o clima de medo em que vivemos hoje, incentivado e fomentado por programas pseudojornalísticos no rádio e na tv, além de dezenas e dezenas de enlatados violentíssimos, produz efeitos de pura paranoia. O desconhecido no ônibus, na fila do banco, o sujeito que esbarra no outro numa calçada apinhada são vistos antes de mais nada como uma ameaça. Vivemos com o dedo no gatilho, prontos para “nos defender”. Só não temos defesa contra as próprias fantasias. (KEHL, Maria Rita. Motivos fúteis de uma sociedade violenta Época. Ed. 223. 26/08/2002)

I. Nas duas primeiras frases do texto, a autora contrapõe duas ideias: a antiga violência da sociedade brasileira e uma “paranoia da violência”.

II. Nas duas primeiras frases do texto, a autora mostra que o fato de o Brasil ser violento desde a colonização contribui intensamente para o clima de medo no qual vivemos hoje.

III. Pode-se afirmar que o uso da palavra “sujeito”, na 4ª linha é um recurso coesivo, isto é, estabelece a relação entre as partes do texto, na medida em que substitui a repetição da palavra “desconhecido”.

a) Apenas a sentença I está certa.

b) Apenas a sentença II está certa.

c) Apenas as sentenças I e II estão certas.

d) Apenas as sentenças I e III estão certas.

e) Apenas as sentenças II e III estão certas.

Questão 6 (adaptada de prova NP1 da disciplina Interpretação e Produção de Textos). Leia o texto “Gente humilde”, de Vinícius de Moraes e Chico Buarque:

Tem certos dias em que eu penso em minha gente/ E sinto assim todo o meu peito se apertar/ Porque parece que acontece de repente/ Como um desejo de eu viver sem me notar./ Igual a como quando eu passo no subúrbio/ Eu muito bem vindo de trem de algum lugar/ E aí me dá como uma inveja dessa gente/ Que vai em frente sem nem ter com quem contar./ São casas simples com cadeiras na calçada/ E na fachada escrito em cima que é um lar/ Pela varanda flores tristes e baldias/ Como alegria que não tem onde encostar./ E aí me dá uma tristeza no meio peito/ Feito um despeito de eu não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com