TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: ***Disciplina Comunicação Empresarial - Texto Complementar***

Monografias: RE: ***Disciplina Comunicação Empresarial - Texto Complementar***. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  3.432 Palavras (14 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RIBEIRÃO PIRES

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ronaldo Adriano Soares Castor

RA:1305391

Cristiane Gonçalves Santos

RA:1305394

Gestão de Recursos Humanos

1º Semestre

RIBEIRÃO PIRES

2013

RESUMO

A Pernambucanas é uma empresa com mais de cem anos de atuação no mercado brasileiro. Procura manter suas tradições e valores e busca ante a globalização sem abrir mão de suas raízes. Demonstra sempre uma imagem da organização conforme a formação sua administração original e cria uma interação com a comunidade, nos locais em que possui loja, levando seu grande lema “Da nossa casa, para sua casa”. Esta empresa possui uma estrutura organizacional concisa e trabalha com recursos em conformidade com o mercado de capital aberto.

Palavras-Chaves: Valores, Globalização, Estrutura.

ABSTRACT

The Pernambucanas is a company with over a century of experience in the Brazilian market. Seeks to maintain its traditions and values and seeks ante globalization without giving up its roots. Always shows an image of the organization as its training administration and creates a unique interaction with the community, in places where it has shop, taking his great motto "From our house to your house." This company has an organizational structure concise and works with resources in line with the market traded.

Key Words: Values, Globalization, structure.

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................1

Capitulo 1 - Conhecendo a Pernambucanas............................................................2

Capitulo 2 - Fundamentos da Administração..........................................................12

Capitulo 3 - Recursos Materiais e Patrimoniais......................................................15

Capitulo 4 – Dinâmica das Relações Interpessoais................................................17

Conclusão..................................................................................................................19

Referências................................................................................................................21

INTRODUÇÃO

Conheceremos um pouco sobre a história da Pernambucanas, a forma de sua administração organizacional e quais os recursos utilizados para o seu desenvolvimento.

O objetivo deste trabalho é analisar como se aplicam os conceitos das disciplinas que foram ministradas neste bimestre, a saber: Fundamentos da Administração, Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas da Informática, na empresa em questão.

Explanaremos estes aspectos em forma de tópicos sendo que, no primeiro relato, mencionaremos o histórico da empresa brevemente detalhado, citando pontos fortes onde se compreenderá que as disciplinas já fazem parte deste contexto.

CAPÍTULO 1 – CONHECENDO A EMPRESA

A empresa cuja razão social é Arthur Lundgren Tecidos S/A – Casas Pernambucanas iniciou sua fundação em 1855 quando Herman Theodor Lundgren, empreendedor sueco, chegou ao Brasil e se instalou na província de Pernambuco, onde deu início aos negócios da família Lundgren. Assim que Herman chegou ao Brasil começou a trabalhar como interprete, corretor e agente de navios, onde adquiriu grande conhecimento sobre exportações e importações. Em 1856 fundou a primeira fábrica de pólvora privada do país e a chamou de S.A Pernambuco Powder Factory, tendo como principal marca “Elephante”. Por ser uma carga perigosa, os navios disponíveis no Brasil se recusavam a transportar tal produto. Então, Herman resolveu o problema seguindo seu lema: “Se é preciso fazer, seja feito e nesse caso, bem feito e largamente”.

Ele se tornou armador, comprando navios de pequeno calado para o transporte do produto e com o tempo incorporou a sua frota os lugres Eclipse e Elizabeth e os iates de alto bordo Reinder, Tauros, e Palma Santa. Apesar de ser um homem voltado aos negócios, em 1876 Herman se casou com Ana Elisabeth Stolzenwald com a qual teve cinco filhos: Herman Júnior, Frederico João, Guilherme Alberto, Arthur e Ana Louise. Investiu constantemente na educação dos filhos chegando a enviá-los a Europa para a realização de diversos cursos de especialização.

Quando seu filho Herman Júnior concluiu seus estudos na Europa e retornou ao Brasil, ele o encarregou de expandir os negócios da pólvora no país, montando depósitos. Herman Júnior seguindo as orientações do pai andou pelo país colhendo informações sobre os negócios que na época trariam lucro. No entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com