TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eliminando Vicios De Linguagem

Ensaios: Eliminando Vicios De Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  397 Visualizações

Somos todos juntos uma miscigenação/ E não podemos fugir da nossa etnia/ Índios, brancos, negros e mestiços/ Nada de errado em seus princípios/ O seu e o meu são iguais/ Corre nas veias sem parar/Costumes/ é folclore, é tradição (...).

(Música/Letra: Etnia; composição: Chico Sciense).

Tomando a letra da composição de Chico Sciense como pressuposto inicial, avalie as opções que se referem ao termo povo brasileiro como “novo povo” na visão do antropólogo Darcy Ribeiro:

I. O povo brasileiro é um “novo povo”, porque constituiu uma nova unidade étnico-cultural.

II. O povo brasileiro é um “novo povo” a partir do momento que se constituiu um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade.

III. O povo brasileiro é um “novo povo” que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco.

IV. O povo brasileiro é um “novo povo”, porque produz uma nova cultura sincrética e singular.

Assinale a alternativa CORRETA: povo brasileiro é um “novo povo” que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco.

IV. O povo brasileiro povo brasileiro é um “novo povo” que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco.

IV. O povo brasileiro

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com